Contextualização

A Linha SOSolidão, criada em complementaridade e articulação com o Serviço SOS Pessoa Idosa, da Fundação Bissaya Barreto, foi ativada, em contexto de emergência causado pela pandemia por coronavírus (Covid-19), para apoiar cidadãos seniores que se sentem sozinhos e que se encontram isolados social e/ou geograficamente.

Fechadas nas suas casas, dependentes de tudo e de todos, com dificuldades acrescidas de contacto com vizinhos e amigos, as pessoas idosas, muitas delas sem qualquer suporte de rede familiar e/ou institucional, estão expostas a situações de elevado stress provocado pelo isolamento social agravado, pela solidão, pela angústia e pelo medo de uma doença, altamente contagiosa, com taxas de mortalidade particularmente elevadas neste grupo populacional.

 

ATENDIMENTO TELEFÓNICO

A Linha SOSOLIDÃO, em funcionamento desde 14 de abril de 2020, é um serviço de escuta e de apoio à pessoa idosa, através do telefone (800 91 29 90).

Este serviço é garantido por um profissional que escuta ativamente, com atenção, respeito e compreensão, as situações expostas, garantindo-se a proteção de dados, o anonimato da pessoa que apela e a confidencialidade da informação recebida.

 

HORÁRIO

A linha SOSOLIDÃO funciona entre as 10:00 e as 17:00 horas, todos os dias úteis.

 

PRINCÍPIOS

A Linha SOSOLIDÃO rege-se pelos seguintes princípios:

Escuta Ativa – Ajuda – Respeito – Confidencialidade – Colaboração – Orientação – Imparcialidade – Integridade – Competência – Responsabilidade – Boa fé.

 

DESTINATÁRIOS

Pessoas idosas em situação de solidão e isolamento social e/ou geográfico.

 

OBJETIVOS

Apoio Psicológico no combate à solidão;
Promoção da partilha e da companhia no isolamento;
Prevenção de situações de risco;
Intervenção junto da rede de proximidade;
Empowerment da população idosa em situação de solidão/isolamento;
Desenvolvimento de estratégias de gestão da ansiedade e da depressão;
Restabelecimento do equilíbrio emocional e da autoconfiança;
Partilha de informação sobre recursos disponíveis – no âmbito do Plano de Contingência para a prevenção e contenção da propagação da Covid-19;
Articulação com o programa SOS Pessoa Idosa / Fundação Bissaya Barreto.

 

CONTACTOS SOSOLIDÃO:

LINHA TELEFÓNICA:  800 91 29 90 (linha gratuita)

EMAIL: sosolidão@fbb.pt

Supervisão: Dr.ª Fátima Mota / Dr.ª Marta Ferreira