A instituição

No encerramento das comemorações do 50º aniversário da Fundação Bissaya Barreto (26.11.2008) o Conselho de Administração instituiu o Prémio Nuno Viegas Nascimento em homenagem ao Presidente, falecido naquele mesmo ano.

 

O patrono

Nuno Viegas Nascimento foi o grande impulsionador da extraordinária Obra Social criada e legada pelo por Bissaya Barreto, posicionando a Fundação entre as mais prestigiadas fundações portuguesas. Adaptando-a às exigências do seu tempo, e empreendeu, com inovação e criatividade, projetos de dimensão regional, nacional e internacional, tornados de referência no quadro da filantropia e assistência social (proteção à criança, à mulher, à família e ao idoso), da educação, da formação e da cultura. A exigência com a qualidade, a superior competência e a dedicação incondicional às causas da Fundação, justificam o tributo que este Prémio visa dedicar-lhe, ao distinguir personalidades ou instituições que, pelo seu pensamento ou acção, demonstrem ter dado contributo significativo para o progresso social do país exaltando os Valores em que a Fundação se revê.

 

O prémio

O Prémio conheceu 4 edições sucessivas (2009 a 2012) para contemplar, em cada edição, uma das áreas de missão e de intervenção da Fundação Bissaya Barreto, a saber: Educação (2009), Área Social (2010), Saúde (2011) e Cultura (2012). Em 2018, por ocasião do 60º aniversário da Fundação, a instituição retomou este Prémio para, em edição especial, reconhecer o papel da inovação na área Social/Criança. 

O Prémio teve um valor pecuniário de 50.000 € (cinquenta mil euros).

 

Júri

Patrícia Viegas Nascimento (presidente), José Veiga Simão, Luís Braga da Cruz, José Cruz Vilaça (2009-2011), Júlio Pedrosa, António Meliço-Silvestre, Henrique Monteiro, António Pedro Pita (2012).

 

Entrega do prémio

As cerimónias de entrega dos Prémios decorreram sobre a data de aniversário da Fundação (26 de novembro), no auditório do Campus do Conhecimento e da Cidadania da Fundação Bissaya Barreto.