A Fundação Bissaya Barreto desenvolve uma atuação transversal direcionada estatutariamente para as áreas de intervenção Social, da Educação, da Cultura, da Formação Profissional e da Saúde.

No âmbito da sua missão estatutária, a Fundação trilha, desde 1958, percursos multidisciplinares de resposta aos desafios e emergências sociais de cada tempo, alicerçados na qualidade e rigor dos serviços prestados à comunidade, na valorização dos seus recursos humanos, culturais e patrimoniais, numa dinâmica de compromisso com a construção e progresso sociais.

 

Solidariedade Social

Dando continuidade a um diversificado histórico de ações e projetos sociais inovadores, a Fundação desenvolve atualmente a sua intervenção sobre áreas de proteção e apoio à criança, ao idoso, à família e a vítimas de violência, através de um conjunto de Serviços e Estabelecimentos próprios e através de colaboração em projetos desenvolvidos em parceria com outras instituições.

O Centro de Acolhimento Temporário Casa do Pai acolhe crianças e jovens em risco, encaminhadas pelas comissões de proteção de crianças e jovens em risco (CPCJ) e pelos tribunais, por razões de carência socio-afetiva grave, maus tratos e/ou negligência familiares.

Centro Geriátrico Luís Viegas Nascimento oferece, na Figueira da Foz, residência temporária ou permanente a pessoas com mais de 65 anos. Alinha a sua intervenção sobre os conceitos chave de um envelhecimento ativo e de um modelo psicológico de envelhecimento bem sucedido operacionalizando modelos de intervenção conducentes a uma narrativa institucional diferenciada, em permanente reactualização e co-construção, em que o sujeito da intervenção é, ele próprio, co-autor de um projeto coletivamente assumido.

A Fundação presta, em Coimbra, cuidados pluridisciplinares ao domicílio a indivíduos e famílias que, por motivo de doença, deficiência ou outra limitação, não possam assegurar temporária ou permanentemente a satisfação de necessidades básicas e/ou atividades da vida diária, através do Serviço Domiciliário Coimbra e do serviço privado Proximus – Cuidados Domiciliários.

Numa frente ativa e contínua de combate e prevenção de todo o tipo de violências, a Fundação desenvolve individualmente ou em rede (com estruturas locais, regionais e nacionais) projetos e ações de combate à violência exercida sobre crianças e mulheres e, mais recentemente, sobre o idoso (Serviço SOS Pessoa Idosa) dando a conhecer estratégias e programas de intervenção no sentido de promover uma maior consciência cívica e profissional ou denunciando a invisibilidade deste fenómeno. A Fundação é membro parceiro do Grupo Violência Informação Investigação Intervenção e da Agência para a Prevenção do Trauma e da Violação dos Direitos Humanos.

Em complementaridade com o Programa SOS Pessoa Idosa, a Fundação presta também apoio ao idoso sozinho ou isolado, social e/ou geograficamente, através da Linha SOSolidão.

 

Educação

A Educação constitui uma das áreas de maior expressão identitária e estratégica da Fundação Bissaya Barreto que anualmente recebe cerca de 1200 alunos no conjunto dos seus estabelecimentos educativos. A aprendizagem na Fundação Bissaya Barreto inicia, com a educação de infância, logo nos primeiros meses de vida, e prossegue em contínuo até à frequência do 3º ciclo do ensino básico.

Nesta área assumem papel significativo a rede de creches e jardins de infância constituída por sete “Casas da Criança” e o Colégio Bissaya Barreto.

As Casas da Criança constituem a mais evidente continuidade da Obra do patrono, que as idealizou. Enquanto expressão da sua identidade e filosofia educativa, o lema para elas criado por Bissaya Barreto “Façamos felizes as crianças da nossa terra” continua a motivar e a inspirar as pessoas e a inovação dos projetos que nelas se desenvolvem. As sete Casas da Criança pertencentes à Fundação recebem cerca de 700 crianças (dos 0 aos 6 anos) que frequentam as suas valências de creche familiar, creche e jardim-de-infância.

Comprometido com a missão de ensinar e de educar para os valores fundamentais à formação cívica, integral e plural do indivíduo, o Colégio Bissaya Barreto, sito em Bencanta (Coimbra) é um estabelecimento de ensino particular que assegura a continuidade da aprendizagem nas etapas seguintes – o 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico. Oferece igualmente Cursos Profissionais de nível 4 e uma Academia de Línguas.

 

Cultura

Portugal dos Pequenitos, a Casa Museu Bissaya Barreto, o Centro de Documentação Bissaya Barreto e a Casa das Artes Bissaya Barreto inscrevem lugar de referência nos roteiros culturais da região centro e do país, oferecendo respostas diferenciadas no âmbito da divulgação do património arquitetónico e artístico, museológico, da investigação ou da promoção do trabalho artístico e criativo de jovens associações do tecido urbano de Coimbra.

 

Formação Profissional

Instituído no quadro do estreito compromisso que a Fundação assume para com a promoção e desenvolvimento socioeconómico da região centro do país, o Centro de Formação Bissaya Barreto afirma-se, desde 1997, como referência de reconhecida qualidade e responsabilidade no setor da formação profissional.