PROFESSOR BISSAYA BARRETO DÁ NOME A RUA NO LUSO

O Professor Bissaya Barreto foi homenageado com o descerramento de uma placa toponímica na vila do Luso, junto ao Grande Hotel de Luso. A Presidente da Fundação Bissaya Barreto, Patrícia Viegas Nascimento, participou na cerimónia de descerramento da placa, a convite do Presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Rui Marqueiro, e esteve presente também o Presidente da Junta de Freguesia da Mealhada, Claudemiro Semedo.

Para a Presidente da Fundação Bissaya Barreto, este tributo do Município é uma honra e um acto de justiça: “sinal de que os homens sabem fazer perpetuar na História a memória daqueles que tiveram a capacidade de lhe mudar o rumo, de lhe acrescentar valor, em benefício público. Uma figura incontornável a quem o país muito deve e, em particular, a nossa região centro por cujo desenvolvimento integrado tanto pugnou, realizando, por exercício de cargos públicos e privados, uma Obra de dimensão incontornável.”

O percurso de vida do Professor Bissaya Barreto é indissociável da vila do Luso. Aqui começou por prestar serviços clínicos, como médico das Termas. Depois, através da Sociedade da Água do Luso, a cujo Conselho de Administração presidiu durante quase três décadas, contribuiu para a defesa dos interesses de desenvolvimento e projecção desta vila e dos seus recursos. Foi também promotor da construção do emblemático Hotel, cujo projecto de arquitectura encomendou ao traço distintivo do arquiteto Cassiano Branco, uma referência extraordinário do Modernismo português.

Na área social, a marca do Professor está presente na vila, com a Casa da Criança Maria do Resgate Salazar, fundada em 4 de setembro de 1949. Em 2005, esta instituição reabriu, totalmente recuperada e preparada para prosseguir a sua missão de continuar a “fazer felizes as crianças da nossa terra”, parafraseando o Professor Bissaya Barreto.

Esta cerimónia decorreu no passado dia 6 de Junho, à margem do VII Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Hidrologia Médica, onde o Professor Bissaya Barreto foi homenageado também como antigo director clínico (1929-1930) das Termas do Luso.

 

O