Teve ontem início a edição do PADIS Coimbra – Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde, promovida pelo Centro de Formação Bissaya Barreto e a AESE Business School, destinado a altos dirigentes de Instituições de Saúde nos setores público, privado e social. O PADIS alia o rigor analítico à relevância prática, o foco na ação à cultura de decisão, a responsabilidade social à dimensão humanista.
Na sessão de abertura, a presidente da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), Rosa Reis Marques, em representação do ministro da Saúde, realçou que a realização deste curso na Região Centro “é o reconhecimento do valor da rede existente de instituições de saúde e de ensino na área da saúde”, bem como “da excelência da Fundação Bissaya Barreto para acolher e motivar estes profissionais de saúde”.
O administrador da Fundação Bissaya Barreto, Ivo Pimentel, saudou o grupo de formandos e toda a equipa da organização do curso e recordou a “caminhada realizada desde há dois anos com a AESE, numa parceria que se tem revelado proveitosa e enriquecedora”, com a realização de palestras e workshops.
José Pedro Figueiredo, enquanto antigo aluno do PADIS, fez uma palestra sobre a experiência e os resultados profissionais obtidos com a realização do curso, bem como abordou as melhores práticas de metodologia de trabalho a aplicar.
O programa tem como objetivos treinar a capacidade de articulação e de integração em grupos de trabalho multidisciplinares; exercitar as competências de diálogo e de respeito interpares perante problemas reais complexos; melhorar as capacidades para integrar, organizar, motivar e dirigir pessoas; atualizar os conhecimentos, a perícia e as aptidões diretivas; ampliar o conhecimento das diversas vertentes e interações que constituem a gestão das instituições de saúde numa perspetiva de otimização e racionalização dos recursos; melhorar a capacidade de decidir, analisando o seu impacto nas outras áreas do Sistema de Saúde; desenvolver uma maior aptidão para compreender a realidade interna e o contexto social e económico em que se insere o Sistema de Saúde.
O PADIS decorre durante um período de 12 semanas, e inclui uma visita de três dias à Clínica Universidad de Navarra (Espanha).
A base do processo formativo é o Método de Caso, um processo vivo e interativo de aprendizagem, descoberta e partilha, que permite a cada participante desenvolver as suas competências analíticas, favorecendo a decisão prudente.
Para obter mais informações sobre o PADIS 2019, consulte o Centro de Formação Bissaya Barreto, através do site www.cfbb.pt ou do telefone 239 800 400, ou a AESE Business School, através do site www.aese.pt/padis.