Concorreram à IX edição do Prémio 247 obras, de 77 editoras e 23 edições de autor
A obra “O Duelo”, da autoria de Inês Viegas Oliveira, texto e ilustração, editado em 2022 pela editora Planeta Tangerina, é a vencedora do Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância, edição de 2024.
O júri, constituído por José António Gomes, Rui Marques Veloso e Lúcia Santos, que presidiu em representação da Fundação Bissaya Barreto, considera que a obra se “carateriza pela atualidade e perenidade do tema, num indeclinável apelo à paz e à não-violência, abordado segundo uma ótica reflexiva e humanista. Responsável pela escrita e pela ilustração e combinando as duas linguagens num álbum narrativo puro, a autora evidencia, no plano pictórico, originalidade, qualidade plástica, bem como versatilidade de traço e figuração que conferem ao seu trabalho enorme poder de sugestão”. Acrescenta que “o objeto livro final configura uma apreciável unidade de texto literário, imagem e design gráfico”.
O júri expressa também satisfação pela elevada adesão de candidaturas, assim como pela melhoria contínua na qualidade dos livros submetidos a concurso, o que considera “valorizar significativamente a iniciativa da Fundação Bissaya Barreto”. Nesta nona edição do Prémio, concorreram 247 obras, com a participação de 77 editoras e de 23 edições de autor.
Inês Viegas Oliveira, nascida em Tavira, é licenciada em Física. Frequentou mestrado em Matemática e pós-graduou-se em ilustração na Universidade Autónoma de Lisboa. Integra o projeto europeu Every Story Matters que promove a inclusão através das histórias e dos livros. Foi este projeto que originou o seu primeiro livro “O Duelo”.
Com reconhecida intervenção e experiência no campo da educação de infância, a Fundação criou o Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância em 2008, com o duplo objetivo de contribuir para a valorização e promoção da literatura de qualidade destinada à infância e para a valorização da dimensão estética do livro. O prémio, no valor pecuniário global de 5.000,00€ (cinco mil euros) é atribuído, em conjunto, aos autores da obra selecionada – texto e ilustração. Nas edições anteriores, as obras premiadas foram: 2022 – “Noa”, de Susana Cardoso Ferreira e Raquel Costa, pela Oficina do Livro; 2020 – “Por amor a mim”, de Eric Many, pelas Edições Afrontamento; 2018 – “O cão que comia a chuva”, de Richard Zimler e Júlio Pomar, editada pela Porto Editora; 2016 – “Gato procura-se”, de Ana Saldanha e Yara Kono, editada pela Caminho; 2014 – “Pequeno Livro das Coisas”, de João Pedro Mésseder e Rachel Caiano, editada pela Caminho; 2012 – “A Bicicleta que tinha bigodes” de Ondjaki, editada pela Caminho; 2010 – “O Cavalinho de Pau do Menino Jesus e Outros Contos de Natal” de Manuel António Pina e Inês do Carmo, editada pela Porto Editora; 2008 – “O Livro da Avó” de Luís Silva, pelas Edições Afrontamento.