MÚSICA E TEATRO ANIMAM CARNAVAL NO PORTUGAL DOS PEQUENITOS

O Portugal dos Pequenitos tem um programa repleto de atrações para estes dias de Carnaval, onde o teatro e a música ganham destaque.

Uma das atrações preparadas é a atuação do grupo Taleguinho, no sábado, dia 25, às 14h30, com o espetáculo “Costurar cantigas e histórias”. Uma performance artística que proporciona uma experiência de contacto com o património imaterial tradicional, permitindo às crianças, pais e educadores o alargamento dos conhecimentos sobre a música tradicional. Através de histórias cantadas, as crianças terão a oportunidade de escutar ao vivo, num alinhamento recheado de temas tradicionais, contados e cantados/canções, histórias e lenga-lengas. Este evento está limitado a 60 espectadores.

Já no domingo, 26, e terça-feira de Carnaval, 28, a animação fica a cargo do grupo Teatro em Caixa, que apresenta o espetáculo “A música ao longo da história”. Uma viagem musical itinerante pela História de Portugal que, consoante o espaço que o público percorrer, será acompanhado pelos sons do bandolim, do cavaquinho e da guitarra, das flautas e dos instrumentos de percussão, numa aprendizagem sobre a música portuguesa. As atuações estão marcadas para as 11h30, 12h30, 14h30 e 15h30. O acesso aos dois espetáculos está incluído no bilhete de entrada no parque.

A par destes espetáculos, os mais novos podem entreter-se com as pinturas faciais (dias 27 e28, das 10h30m às 12 e das 14h30 às 16h30m) e a atividade “Carnaval, tempo do Faz de Conta!” (dias 25 a 28, das 10h30m às 12h00m e das 14h às 16h30m), onde vão pintar e construir máscaras e mascarilhas, caretos, animais do zodíaco chinês e muitos outros, de diferentes cantos do Mundo, por onde os portugueses andaram ao longo dos séculos.

 

Oficinas criativas

 

As crianças podem ainda participar em duas oficinas criativas, estas com necessidade de inscrição prévia e custo acrescido. No sábado, 25, realiza-se a oficina “Construções tridimensionais de estruturas”, onde o arquiteto Pedro Providência vai ensinar os participantes a construir modelos de torres, pontes e estruturas de edifícios de outras tipologias, à semelhança de algumas torres simbólicas existentes no Portugal dos Pequenitos, como a Torre da Universidade de Coimbra ou a Torre dos Clérigos, no Porto. Na segunda-feira, 27, tem lugar a oficina “Brincar aos teatros”, levada a cabo pela empresa formadora Espaço Boa, Lda., onde percorrendo diferentes regiões representadas no Portugal dos Pequenitos, os mais novos vão descobrir quem lá vive, como vive, como se veste e construir personagens com estórias. Depois, usando tecidos e cartolinas, vão vestir as personagens e representar as suas estórias, brincando “aos teatros” com o corpo, os gestos, os fatos e as palavras. Para mais informações sobre as condições, consultar o site https://www.portugaldospequenitos.pt/servico-educativo/.