FUNDAÇÃO BISSAYA BARRETO PUBLICA INÉDITOS DO PATRONO

No dia da comemoração do seu 56.º aniversário, 26 de novembro, a Fundação Bissaya Barreto lançou “Manuscritos e Discursos de Bissaya Barreto – Inéditos”.

Na cerimónia de lançamento, a Presidente da Fundação, Patrícia Viegas Nascimento, congratulou-se em poder apresentar esta obra no dia do aniversário da instituição e na casa que foi do patrono. Circunstâncias – disse – que acrescentavam o ato de “especial significado simbólico”. Sobre a edição e “entrega destas novas fontes documentais à história e à investigação” deixou expresso o desejo de que elas “possam complementar no futuro, lacunas de conhecimento sobre momentos de um percurso e de um perfil biográfico, de recorte já tão impressionantemente expressivos.

Este livro resulta da reunião de 20 documentos inéditos selecionados entre os cerca de 200 manuscritos e discursos existentes no Centro de Documentação Bissaya Barreto, parte deles recolhidos ao longo dos anos do interior dos livros que compõem a sua biblioteca. Os documentos apresentam-se divididos em duas secções, correspondentes à Vida e Obra Social de Bissaya Barreto, por ordem cronológica.

Todos resultam da intensa atividade intelectual e profissional de Bissaya Barreto e materializam uma constante atitude de estudo, de reflexão e de escrita. Transmitem opiniões, permitem aferir modos de pensar e de agir, ou fundamentam opções e estratégias adotadas por Bissaya Barreto. A leitura destes “Manuscritos e Discursos” clarificará uma série de questões, nomeadamente, como vivia e sentia a sua profissão de médico-cirurgião e como idealizava a relação entre médico e paciente; quem foram os familiares e mestres que o influenciaram; como viveu a sua participação na crise académica de 1907; quais as motivações e influências que estiveram na base da criação da designada Obra Social; ou mesmo porque é que Coimbra tem duas Maternidades. Estas e outras questões podem ser esclarecidas através da leitura deste livro, permitindo conhecer melhor o pensamento e ação de Bissaya Barreto.