A Fundação Bissaya Barreto, representada por Teresa Monteiro, responsável do Centro de Formação, integrou uma comitiva que visitou a Irlanda com o objetivo de ficar a conhecer melhor a estrutura do programa Age Friendly Ireland (AFI), destinado à população mais idosa, num país onde o envelhecimento da população se assemelha à realidade de Portugal.
O programa AFI apoia cidades e países a serem mais inclusivos para os idosos, abordando as suas preocupações e interesses, manifestados sob os oito pilares do programa global da Organização Mundial da Saúde.
O programa foca-se na criação de comunidades e espaços, atraentes e acessíveis, destinados a idosos. Pretende também estimular a participação e diminuir a desigualdade, para que as pessoas de todas as idades sejam apoiadas para usufruir de vidas mais saudáveis e ativas.
Durante três dias, de 28 a 30 de março, a delegação portuguesa, recebida por Nick Killian, Presidente do Meath County Council, na Buvinda House, assistiu a apresentações sobre vários aspetos do programa, que incluíram a visão geral das estruturas de serviços partilhados e iniciativas fulcrais.
Teresa Monteiro destacou a mais-valia da iniciativa, realçando “a importância do contacto e acesso a outras práticas que possam ser replicadas noutras instituições e locais”.
O grupo incluiu Autoridades Regionais, representadas por Alexandra Rodrigues, chefe da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e das ONG’s vencedoras dos Prémios Boas Práticas sobre Envelhecimento Ativo e Saudável na Região Centro 2022.
A Fundação Bissaya Barreto venceu na Categoria Vida+ Aprendizagem, com o Programa de capacitação Empreendedorismo 5.0 promovido juntamente com o Instituto Pedro Nunes.
Em 2019 a Irlanda foi formalmente reconhecida pela Organização Mundial da Saúde como líder internacional e o primeiro país Age Friendly do mundo.