Fundação Bissaya Barreto adere à campanha “Primeiros Anos a Nossa Prioridade”

A Fundação Bissaya Barreto uniu-se à Campanha Primeiros Anos a Nossa Prioridade, campanha europeia pelo desenvolvimento infantil que alerta para a importância que têm os primeiros seis anos de vida das crianças, com enfoque nos primeiros 1000 dias.

A campanha tem como objetivo promover a consciencialização da sociedade e influenciar políticas e investimentos, públicos e privados, identificando e valorizando a relevância do desenvolvimento infantil nos primeiros anos de vida, fundamental na construção de uma sociedade mais saudável e sustentável e garantindo oportunidades a todas as crianças na Europa a crescerem num ambiente saudável, estimulante e seguro.

A campanha nacional tem o Alto Patrocínio do Presidente da República e é promovida, em Portugal, pela Fundação Nossa Senhora do Bom Sucesso (FNSBS). Conta com parceiros como a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ), Instituto de Apoio à Criança (IAC), Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS), União das Misericórdias Portuguesa s(UMP), UNICEF Portugal, Associação de Estabelecimentos do Ensino Particular e Cooperativo (AEEP), Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI), Fundação Brazelton/Gomes Pedro, Fundação do Gil e Fundação Aga Khan.

Em Portugal, pretende-se que os parceiros da Campanha “Primeiros Anos a Nossa Prioridade” colaborem no sentido de elaborar propostas concretas para o país reforçar as medidas orientadas para o estímulo e apoio ao desenvolvimento infantil, para divulgação em setembro de 2021.

A Campanha “Primeiros Anos a Nossa Prioridade” realiza-se no âmbito da ‘First Years First, a campanha europeia de promoção de ‘Early Childhood Development Priority’, coliderada pela Eurochild e pela International Step by Step Association, em parceria com o Roma Education Fund e a a European Public Health Alliance.

A campanha visa 9 países da Europa, sendo Portugal, Bulgária, Espanha, Finlândia, França, Hungria, Irlanda, Sérvia e Roménia, sob a liderança de coordenadores nacionais que vão ajudar a estabelecer coligações amplas de parceiros nacionais para campanhas mais fortes em todo o país.