“Abstração Emocional #4” é o título da exposição que a Casa Museu Bissaya Barreto, inaugurada no dia 8 de Abril, da autoria do pintor conimbricense Victor Costa, que apresenta um conjunto de óleos e acrílicos sobre tela.
Victor Costa cresceu em Almalaguês, Coimbra, onde cedo despertou para a pintura. Marcado pelo fascínio da caricatura e das aguarelas, começou a encarar as artes plásticas como forma de expressão em 1980. Desenvolve e participa regularmente em workshops de pintura, de musicoterapia e arte, em encontros de carácter pedagógico e científico e manifestações artísticas públicas, recebendo no seu atelier alunos do ensino pré-escolar e do ensino básico, com quem desenvolve ações pedagógicas orientadas para a criatividade. Ao longo do seu percurso artístico, o autor participou em diversas exposições individuais e coletivas, está representado em coleções públicas e particulares, e recebeu prémios em concursos internacionais. É membro do Movimento Artístico de Coimbra, da MAGENTA, da Associação Arte à Vista, da AAAGP-PT – Associação de Amizade e das Artes Galego Portuguesa e do CNAP – Clube Nacional de Artes Plásticas.
Em “Abstração Emocional #4”, o autor percorre “um caminho entre o abstrato como sensação complexa do vago, até à objetiva sensação de compreensão emotiva, na fixação do sentir, em contraponto com a razão”, resultado de um percurso próprio onde estão presentes as influências de Maria Helena Vieira da Silva, Manuel Cargaleiro, Picasso e Braque, entre outros.
A exposição pode ser visitada até dia 22 de Abril, de segunda a sexta das 11h às 13h e das 14h às 17h30, aos sábados e domingos das 15h às 17h30, na Casa Museu Bissaya Barreto, que se situa na Rua da Infantaria, n.º 23, aos Arcos do Jardim, em Coimbra. A entrada é livre.