“Timor-Leste e a sua Magia” é o título da exposição que a Casa Museu Bissaya Barreto inaugura na próxima sexta-feira, dia 23, às 18h30. A exposição é da autoria da pintora timorense Gabriela Carrascalão e reúne um conjunto de obras da artista, óleos e trabalhos em tinta da china e lápis de cor.
Gabriela Carrascalão nasceu na Fazenda Algarve, em Timor-Leste, em 1949. Cedo começou a pintar como autodidata, tendo depois ingressado na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, e teve como professores os mestres Lagoa Henriques, Hélder Neves, Clara Meneres e Gil Teixeira Lopes, entre outros. Paralelamente formou-se em jornalismo pela Universidade de Wollongong em New South Wales, Australia, tendo exercido a profissão nesse país. Como pintora, desenvolveu um estilo muito próprio entre o Impressionismo Étnico e a mestiçagem, o que lhe dá um perfil único e peculiar. Influenciada pela luta do seu Povo pela independência, pode-se dizer que a sua pintura “reflete a alma de Timor-Leste numa arte para o Mundo”. Sobre a sua obra, José Ramos-Horta, Nobel da Paz, afirma que reflete “a beleza sedutora, mágica da nossa ilha, enfeitiçada e sagrada”.
Gabriela Carrascalão tem exposto os seus trabalhos na Austrália e em Timor-Leste, e mais recentemente em Espanha e Portugal. Casada com o compositor, poeta e músico José Cid, atualmente vive em Mogofores, Portugal, onde tem o seu atelier.
A exposição pode ser visitada até dia 7 de outubro, de segunda a sexta das 11h às 13h e das 14h às 17h30, aos sábados e domingos das 15h às 17h30, na Casa Museu Bissaya Barreto, que se situa na Rua da Infantaria 23, aos Arcos do Jardim, em Coimbra. A entrada é livre.