A Fundação Bissaya Barreto (FBB) promoveu, no dia 18 de Outubro, o V Encontro Qualidade em Educação de Infância, sobre o tema “A creche e o jardim-de-infância como espaços de liberdade”. O Auditório Bissaya Barreto teve lotação esgotada, com cerca de 350 participantes, que tiveram oportunidade de ouvir várias experiências partilhadas por especialistas e educadores de infância sobre as melhores práticas nesta área.
Segundo Lúcia Santos, responsável da área de Educação de Infância da FBB e organizadora do evento, a questão da qualidade na educação tem vindo a generalizar-se como conformidade em relação a uma norma pré-estabelecida por especialistas, em relação às quais o desempenho de educadores e crianças devem ser avaliados. Esta prática está ligada à noção de que as creches e jardins-de-infância devem preparar as crianças para aprenderem bem na escola do 1.º ciclo. Mas há mais alternativas e possibilidades. Neste encontro, debateu-se a importância da Creche e do Jardim-de-Infância como espaços de liberdade, enquanto espaços de descoberta, de criação e reflexão abertos à exploração da Criança, mas também do Educador de Infância. Premissas que, para a Presidente da FBB, Patrícia Viegas Nascimento, têm sido valorizadas no trabalho desenvolvido ao longo de 7 décadas nas Casas da Criança que o Professor Bissaya Barreto ergueu na região centro do País.
Ao longo do dia, foram apresentados diversos projetos levados a cabo em creches e jardins-de-infância que põem em prática o exercício desta liberdade, e foram ouvidos especialistas na área da educação de infância. Destaque para Peter Moss, prestigiado especialista britânico desta área de estudo, que tem feito uma reflexão muito aprofundada das políticas de educação de infância em vigor em diversos países, principalmente a nível europeu.
No final do evento, foi notória a satisfação de todos os participantes, em grande parte “repetente” nestes encontros promovidos pela FBB, que consideraram muito útil a discussão dos temas apresentados para o exercício da sua prática profissional.