A exposição tem como mote as cores do património imaterial, natural e edificado dos lugares onde as crianças habitam. A atividade destina-se a escolas de todo o país e as inscrições estão abertas até dia 16 de março.
O Serviço Educativo do Portugal dos Pequenitos da Fundação Bissaya Barreto, em Coimbra, está a preparar uma exposição coletiva, que vai ser inaugurada no dia 8 de junho (data de aniversário do parque), no âmbito do Projeto “Criar com Escolas”. A exposição integra cerca de 400 trabalhos realizados por crianças, envolvendo, até ao momento, mais de 1200 alunos e 15 agrupamentos escolares de escolas públicas e privadas do distrito de Coimbra, do pré-escolar e do 1º e 2º ciclos do ensino básico, nomeadamente dos concelhos de Penacova, Miranda do Corvo, Lousã, Condeixa a Nova, Coimbra, entre outros.
Os trabalhos a realizar têm como tema “As Cores da Minha Terra” e o objetivo é sensibilizar os mais novos para a observação da natureza e para as edificações históricas, como também, de manifestações culturais locais (procissões, festas populares, etc.). As crianças são desafiadas a observar o património natural, as cores, os materiais, as texturas existentes nos lugares onde habitam, e como elas se refletem no património construído, a par de outros pormenores, como as festas tradicionais, a cultura, as pessoas da sua terra. Os professores das escolas e de outras instituições/entidades com responsabilidades educativas que queiram participar no projeto, podem inscrever-se até ao dia 16 de março, através do email servicoeducativo@fbb.pt. A participação é gratuita.
Os materiais de suporte aos trabalhos (caixas de cartão, capas do Diário de Bordo, marcadores) são fornecidos pela organização, que conta com o apoio da empresa “The Navigator Company”. Os trabalhos desenvolvidos nas escolas devem ser entregues até ao dia 18 de maio.
No âmbito do Projeto “Criar com Escolas”, realizaram-se entre 20 de janeiro e 17 de fevereiro ações de formação de curta duração para professores, creditadas e gratuitas. Os Centros de Formação de Associação de Escolas de Coimbra (Nova Ágora, Minerva, Coimbra Interior e Beira Mar) reconheceram estas ações para efeitos de formação continua para professores. As atividades foram orientadas por especialistas em serviços educativos, os Artistas Plásticos Elvira Leite (Diretora do Serviço Educativo de Serralves durante 15 anos) e Samuel Silva (Professor da Escola de Belas Artes da Universidade do Porto). A par deste Projeto, o Serviço Educativo do Portugal dos Pequenitos organiza anualmente diversas atividades para crianças e professores, que constam na sua programação, que pode ser consultada no site https://www.fbb.pt/pp/servico-educativo/.