PORTUGAL DOS PEQUENITOS INAUGURA “CASA DE CHÁ” DE JOANA VASCONCELOS

O Portugal dos Pequenitos comemora os 75 anos com a inauguração de uma peça da autoria de Joana Vasconcelos. A “Casa de Chá” é uma criação da artista plástica de prestígio internacional, que enriquece este parque temático com mais um espaço feito à escala das crianças, juntando-se às casinhas regionais e monumentos já bem conhecidos do público.

O parque temático Portugal dos Pequenitos acolhe a peça da artista plástica Joana Vasconcelos intitulada “Casa de Chá”. A inauguração tem lugar no dia 8 de junho, data em que se comemoram os 75 anos do Portugal dos Pequenitos.
O Portugal dos Pequenitos caracteriza-se por um programa arquitectónico bastante peculiar e único, em que a escala de casas e monumentos ligados ao “mundo português” é reduzida e feita à medida para as crianças. Partindo deste conceito, a artista plástica Joana Vasconcelos, bastante conhecida pela operação contrária – ou seja, a da ampliação da escala comum -, toma como ponto de partida os seus famosos bules em ferro forjado, como Miss Jasmine (2010) e Pavillon de Thé (2012), reduzindo a escala destes para cerca de metade e, assim, criando a inédita Casa de Chá.
Casa de Chá, composta por grades de ferro que formam um bule, apresenta-se como um espaço de encontro e convívio, onde os adultos deverão ficar à porta, tratando-se, também, de uma obra viva e a ser vivenciada. A estrutura será percorrida e decorada com plantas de jasmim, flores habitualmente usadas para perfumar o chá verde, transformando Casa de Chá numa autêntica escultura-caramanchão, onde as crianças são convidadas a praticar o célebre “Chá das Cinco”.
Casa de Chá, de Joana Vasconcelos, foi criada a convite da Fundação Bissaya Barreto no âmbito da celebração dos 75 anos do Portugal dos Pequenitos, marcando uma nova etapa na história deste lugar mítico na memória dos portugueses – a aposta na contemporaneidade.

A inauguração da peça de Joana Vasconcelos será um dos pontos altos do 75.º aniversário do Portugal dos Pequenitos, que tem lugar dia 8 de junho. Durante a manhã, o programa de atividades é essencialmente dirigido às crianças com vários momentos de animação. Da parte da tarde, a Fundação Bissaya Barreto, detentora do parque, realiza uma cerimónia oficial comemorativa da efeméride que contará com a presença do Senhor Primeiro-Ministro. Seguem-se as inaugurações da “Casa de Chá” e de uma réplica da “Casa das Aldeias do Xisto”, construída pela ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto. A partir das 18 horas, o parque reabre à cidade, com entrada livre, convidando a uma visita de fim de tarde ao som de Jazz / Chill Out.