Casa Museu Bissaya Barreto integra rede de percursos orientados à descoberta do azulejo – uma iniciativa da Coimbra | Rede de Museus para os dias 17 e 18 de maio (noite e Dia internacional dos museus)
As coleções criam conexões entre elas, com os espaços e edifícios, com a cidade e, mais importante, com as pessoas. Através de percursos orientados queremos interpretar, tornar visível, dar a conhecer os azulejos das coleções dos nossos museus, o nosso património e os azulejos de Coimbra.
Sábado, 17 de Maio
Percurso nº 1: O azulejo do século XVI – Hispano árabe
Orientador da visita: António Pacheco (Museu Nacional de Machado de Castro)
10h 30m – Museu Nacional de Machado de Castro – explicação da técnica do azulejo de “corda seca” e de “aresta”.
11h 15m – Sé Velha – a aplicação dos azulejos hispano-árabe no contexto arquitetónico.
12h 00m – os azulejos hispano-árabe no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha.
Percurso nº 2 : O azulejo no século XVII e XVIII
Orientadores da visita: António Pacheco (Museu Nacional
de Machado de Castro) e Paula Moura Relvas (Câmara Municipal de Coimbra| Museu Municipal)
15.h 00m. – Início do percurso junto à Porta Férrea
15h 15m.– Casa de Infância Doutor Elysio de Moura (Colégio de Santo António da Pedreira) – Azulejos historiados
15h 45m – Colégio de Santo Agostinho |Santa Casa da Misericórdia – Azulejos de padronagem e de paisagem.
16h 30m – Museu Municipal | Edifício Chiado – ponto de partida para percurso pela baixa – painéis azulejares de fabrico Coimbrão do século XVIII, nas ruas da baixinha, (Adro de Cima, Largo do Romal, Largo do Almoxarife, Rua da Louça e Rua do Corvo).
Domingo, 18 de Maio
Percurso nº 3: O século XVIII
Orientadora da visita: Diana Gonçalves dos Santos (CEPESE/UP)
10h 45m – Início do percurso em frente à Biblioteca Geral
11h 00m – Paço das Escolas – Claustro dos Gerais, Sala do Exame Privado – figura avulsa, vasos floridos, azulejo de padronagem, albarradas; azulejos pombalinos figurativos (Brioso e Salvador de Sousa Carvalho).
11h 20m – Museu Nacional de Machado de Castro – Oratório do antigo Paço Episcopal – painéis figurativos (Salvador de Sousa Carvalho).
11h 40m – Colégio de Jesus; 11h 50m – Laboratório Chimico – Padronagem pombalina e composições ornamentais; produção coimbrã – Fábrica da Telha da Universidade.
12h 05h – Colégio das Artes – átrio sul e Capela do Noviciado painéis figurativos.
12h 25m – Colégio de São Jerónimo – Vasos floridos, painéis figurativos iconografia Quaternário, painéis figurativos e de composição ornamental (Salvador de Sousa Carvalho)
12h 50m – Casa Museu Bissaya Barreto – figura avulsa, vasos floridos, painéis figurativos (Agostinho de Paiva, António Vital Riffarto e Salvador de Souza)
Inscrições: A participação é gratuita mas requer inscrição que deverá ser efetuada telefonicamente para o Museu Nacional de Machado de Castro, através do número: 239 853 070. O número de inscrições é limitado.