Fundação Bissaya Barreto ativa, a partir de hoje, o Programa SOS PESSOA IDOSA para combater e apoiar idosos que vivem situações de violência (física, psicológica/emocional, sexual, exploração material ou financeira, abandono, negligência), através da prestação de um serviço personalizado e de proximidade.
Dizemos não à violência contra a Pessoa Idosa!
Ajude-se. Não Feche os Olhos!
São estas as frases que impulsionam a campanha de divulgação deste novo serviço de intervenção social da Fundação que, na região de Coimbra, já leva décadas de experiência e de trabalho de proximidade a contextos de violência doméstica, perpetrada sobre a Mulher e sobre Crianças e Jovens.
É neste quadro de conhecimento e de práticas que a Fundação entende a urgência de focalizar igualmente os seus recursos no atendimento e acompanhamento a um grupo, neste quadro de Violência, tornado cada vez mais vulnerável: o Idoso. Em Portugal os casos de violência sobre pessoas idosas tem vindo a aumentar. De acordo com estudo populacional sobre a violência (IRJ,2014), 12,3% da população idosa já foi vítima de vários tipos de atos violentos em contexto familiar (filhos ou cônjuge).
O Programa que ativa, a partir de hoje, uma linha de atendimento telefónico SOS PESSOA IDOSA (800 990 100) integra ainda um serviço de atendimento direto e personalizado e um gabinete de mediação familiar, garantindo toda a confidencialidade no apoio e acompanhamento prestados aos idosos, às famílias, aos profissionais das áreas da saúde e de apoio social e outras pessoas envolvidas.
São ainda metas deste trabalho a criação de uma estrutura que zele pela defesa dos interesses e direitos dos idosos à vivência do seu processo de envelhecimento, enquanto possível, de forma autónoma, saudável e independente; sensibilizar diferentes sectores sociais para o dever de intervenção e co-responsabilização na promoção e na implementação de estratégias comunitárias facilitadoras da autonomia e da qualidade de vida das pessoas idosas, com o envolvimento dos próprios, das famílias e de outros prestadores de cuidados.
No desenvolvimento deste Programa de Apoio à Pessoa Idosa, a Fundação Bissaya Barreto, como co-fundadora e parceira desde 2002 do Grupo Violência Informação Investigação Intervenção, articulará, sempre que necessário, respostas e linhas de ação com os parceiros desta rede a que igualmente pertencem a ARS do Centro, CHUC, Comando Distrital da PSP de Coimbra, Comando Territorial de Coimbra da GNR, Delegação de Coimbra do INML, Departamento de Investigação e Ação Penal de Coimbra, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da UC, APAV-Coimbra e INEM.
Toda a informação disponível em www.sospessoaidosa.pt