João Pedro Mésseder (escritor) e Rachel Caiano (ilustradora) receberam o Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância 2014, pela obra de poesia para crianças intitulada “Pequeno Livro das Coisas”, editada pela Caminho. A cerimónia de entrega teve lugar no dia 6, na Casa Museu Bissaya Barreto, em Coimbra.
A Presidente da Fundação Bissaya Barreto, Patrícia Viegas Nascimento, considerou um acto de grande significado “valorizar, divulgar e premiar a qualidade da literatura e ilustração para a Infância, produzida em Portugal, por autores portugueses”, explicando que assim a Fundação quer “dar o seu melhor contributo para fomentar leitura e escrita de qualidade.”
A Ilustradora Rachel Caiano agradeceu à Fundação o prémio, salientando o trabalho da mesma com crianças, e elogiou a qualidade do texto. O escritor João Pedro Mésseder também salientou a importância do prémio ser atribuído por uma instituição que trabalha em prol da infância. E mostrou-se satisfeito pelo facto de ser distinguido um livro “que é para ler e para ver”. Elogiou ainda a ilustradora, “encantadora e de grande sensibilidade”.
Este prémio, instituído em 2008, por ocasião do aniversário dos 50 anos da Fundação Bissaya Barreto, teve este ano a sua 4ª edição destinando-se, uma vez mais, a premiar uma obra de literatura para a Infância, editada em Portugal nos últimos dois anos. O presente prémio sujeitou à apurada leitura e análise do júri 172 obras. O prémio, no valor pecuniário global de 5.000,00€ (cinco mil euros) é atribuído, em conjunto, aos autores da obra selecionada (escritor e ilustrador), destinando-se a cada um metade do valor.
O júri do Prémio foi constituído pelos investigadores Rui Veloso e Leonor Riscado, e Lúcia Santos em representação da Fundação (que presidiu).