Fundação Bissaya Barreto distinguida pela Ordem dos Arquitetos com o estatuto de Membro Honorário

No passado dia 29 de outubro, a Fundação Bissaya Barreto foi distinguida com o título de Membro Honorário da Ordem dos Arquitetos.

A cerimónia anual de atribuição deste Título, a pessoas singulares e coletivas, é uma tradição da Ordem dos Arquitetos no encerramento das comemorações nacionais do Dia Mundial da Arquitetura, para simbolizar o reconhecimento coletivo de trajetórias que inspiram o presente e projetam o futuro da profissão, reforçando a importância de uma prática que une arte, técnica e responsabilidade social.

Para o presidente da Ordem dos Arquitetos, Avelino Oliveira, que este ano distinguiu oito personalidades (uma a título póstumo) e uma pessoa coletiva – a Fundação Bissaya Barreto – este “é o maior reconhecimento a personalidades e entidades cuja obra e percurso são essenciais para a dignificação da arquitetura e para a promoção de um futuro mais inclusivo e consciente da importância do espaço que habitamos”.

Na cerimónia, o presidente do Conselho Diretivo Regional do Centro da Ordem dos Arquitetos, Florindo Marques, fez a apresentação e o elogio à Fundação Bissaya Barreto pela “iniciativa de dedicar uma nova fase do parque Portugal dos Pequenitos à arquitetura contemporânea, continuando a promover a aprendizagem e o pensamento crítico através da arquitetura, à escala da criança”.

Para a presidente do Conselho de Administração da Fundação, Patrícia Viegas Nascimento, “este reconhecimento prestado pela comunidade que melhor conhece o poder transformador e pedagógico da arquitetura, constitui o maior dos estímulos”. Patrícia Viegas Nascimento vincou ainda que “dar prosperidade a este parque singular sem o cristalizar, não só é legítimo como é possível e necessário, fazendo-o com qualidade, sentido de missão e sob o compromisso de o continuar a orientar para o conhecimento, para a beleza, para a diversidade e para a cidadania, através da linguagem universal da Arquitetura”.