Está patente, no Portugal dos Pequenitos, a exposição coletiva “O meu quarto, a minha fronteira”, no âmbito da 3ª edição do Projeto “Criar com Escolas”, do Serviço Educativo, desenvolvido nos anos letivos 2019/2020 e 2020/2021.
Nesta exposição, os alunos do pré-escolar, do ensino básico e educação especial, representam o seu quarto, antes da pandemia, com os objetos tradicionais, como cama, mesa e brinquedos, e na pandemia, quando privados do mundo exterior expressam-se, inserindo no quarto objetos externos, nomeadamente os alusivos à natureza, como plantas e animais.
A mostra conta com 111 trabalhos, realizados por 550 alunos de 13 escolas, de Coimbra, Lousã, Miranda do Corvo, Soure, Avelar e Figueiró dos Vinhos, e é acompanhada de catálogo, com registo de todos os trabalhos apresentados, e do Diário de Bordo, desenvolvido ao longo do trabalho.
O projeto “Criar com Escolas” é desenvolvido pelo Serviço Educativo no sentido de reforçar a articulação do Portugal dos Pequenitos com as escolas, através de um trabalho contínuo, que contempla a realização de uma exposição no final do ano letivo. Anualmente é decidido um tema para o trabalho tendo em conta a possível articulação com várias disciplinas e em parceira com o Serviço Educativo.
A mostra, exposta, até 31 de outubro, decorre no pavilhão de Angola no Portugal dos Pequenitos.