A conferência “O Crime Organizado e o Tráfico de Pessoas – Reflexões e Dilemas Internacionais” decorreu no dia 26 de Junho, no Instituto Superior Bissaya Barreto (ISBB), em Coimbra. Na sessão de abertura estiveram presentes César Inácio, diretor regional do SEF – Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Reis Marques, da Agência para a Prevenção do Trauma e da Violação dos Direitos Humanos, Sílvia Gomes, do ISMAI e Cristiane Reis, do ISBB. Durante o dia, os painéis versaram sobre os temas “Novas abordagens no crime organizado e no tráfico de pessoas”, “O crime, a sociedade e as vítimas”, “Imigração, crime e criminalização: perspectivas plurais” e “O apoio às vítimas imigrantes: lacunas e valências”.
Especialistas de Brasil, Espanha, Itália e Portugal analisaram o que está a ser feito para combater os problemas do crime organizado e do tráfico de pessoas, e propuseram medidas concretas para melhorar o combate ao crime organizado e ao tráfico de pessoas, numa altura em que os dados oficiais apontam para um aumento do número de vítimas. Destaque para a participação dos especialistas internacionais Luigi Solivetti (Itália), Esther Quinteiro e Pedro Rodriguez (Espanha), Débora Piacesi e Marcus Gomes (Brasil), bem como de vários investigadores portugueses.
Financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, esta foi a segunda de duas conferências (a primeira teve lugar em Maio) organizadas por um conjunto de docentes do Mestrado em Criminologia do ISBB, do ISMAI – Instituto Superior da Maia, do Curso de Doutoramento em “Direito, Justiça e Cidadania no Séc. XXI” das Faculdades de Direito e Economia da Universidade de Coimbra e da Rede Internacional de Estudos CINETS – Crimmigration Control International Net of Studies (www.crimmigrationcontrol.com).