Dias 15, 22 e 29 de novembro de 2014 | 16h00 | Casa Municipal da Cultura
A Fundação Bissaya Barreto e a Câmara Municipal de Coimbra associam-se para promover, no decurso do mês de novembro, o terceiro ciclo de Conferências Políticas, desta vez, dedicado ao tema “O Povo e a Dor – Centenário da I Guerra Mundial”, com o objetivo de assinalar os cem anos do começo da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), acontecimento que mudou o mundo contemporâneo e redimensionou o cenário bélico alargando-o, pela primeira vez na História, à escala global, levando a uma redefinição geopolítica internacional, produzindo consequências políticas, económicas e sociais que moldaram o (novo) mundo.
As III Conferências Políticas acolherão figuras públicas de relevo, ligadas ao meio político, académico, socioeconómico e da comunicação social que, com base no tema genérico, fomentarão o debate em diferentes sessões dedicadas a subtemas relacionados com a Grande Guerra.
A iniciativa é repartida em três painéis, apresentados nos dias 15, 22 e 29 de novembro, às 16h00, na Casa Municipal da Cultura (Sala José Sebastião da Silva Dias), sob coordenação científica de Alexandre Franco de Sá (Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra; especialista em matérias de Filosofia Política).
As Conferências Políticas têm início a 15 de novembro, com o primeiro painel dedicado ao tema “Economia e Conflito”. A sessão conta com a presença de Francisco Louçã, Jaime Ramos, José Miguel Júdice, Manuel Carvalho da Silva e Maria do Rosário Gama. Será moderadora Fátima Campos Ferreira, jornalista da Rádio e Televisão de Portugal.
No sábado seguinte, dia 22 de novembro, “A Sociedade e a Mobilização Tecnológica” é o tema que cabe a Joana Amaral Dias, João Teixeira Lopes, José Manuel Canavarro, José Pacheco Pereira e Miguel Morgado promover a reflexão e o debate. João Fernando Ramos (jornalista da Rádio e Televisão de Portugal) é o moderador convidado.
O ciclo encerra com o painel subordinado ao tema “Portugal, a Democracia e as (Novas) Guerras”, dia 29 de novembro. Alexandre Franco de Sá, Amadeu Carvalho Homem, António Arnaut, Diogo Freitas do Amaral e Elina Fraga intervêm na sessão, moderada pelo jornalista João Fernando Ramos.
Todas as sessões têm entrada livre, sujeita à lotação da sala.