A Coimbra Rede de Museus, da qual a Fundação Bissaya Barreto/Casa Museu Bissaya Barreto é uma das fundadoras, formalizou, no salão nobre da Câmara Municipal de Coimbra, a entrada de quatro novos parceiros da cidade, passando a ser composta por doze instituições.
As novas entidades aderentes são Casa de Infância Doutor Elysio de Moura, o Seminário Maior da Sagrada Família de Coimbra, a Confraria da Rainha Santa Isabel e a Fundação Inês de Castro.
A Coimbra Rede de Museus, é uma iniciativa, protocolada em 2013, que reúne entidades parceiras da cidade de Coimbra no sentido de “criar e implementar um sistema de funcionamento informal (…) que visa, por um lado, a cooperação, qualificação e reflexão entre elas, e, por outro, o desenvolvimento da ação museológica no espaço público”, como se pode ler no preâmbulo do protocolo.
A cerimónia de assinatura da primeira adenda ao protocolo da Coimbra Rede de Museus, concretizou, assim, o alargamento da rede a novos membros, promovendo e alargando este trabalho conjunto.
A rede vem desde 2019 estabelecendo contactos no sentido do seu alargamento a quatro novos parceiros, situação interrompida durante o período da pandemia e retomada no ano de 2022.