“Museus e histórias controversas – dizer o indizível em museus” foi o tema escolhido pelo Internacional Council Of Museums (ICOM) para assinalar o Dia Internacional dos Museus, que se celebra no próximo dia 18 de maio. A Coimbra | Rede de Museus associa-se mais uma vez a esta iniciativa e apresentou a programação comemorativa do Dia Internacional dos Museus e da Noite dos Museus, em conferência de imprensa, no dia 9 de maio, no Pátio da Inquisição.
A Coimbra | Rede de Museus é constituída por nove núcleos museológicos da cidade: Casa Museu Bissaya Barreto – Fundação Bissaya Barreto, Memorial Irmã Lúcia – Carmelo de Santa Teresa de Coimbra, Mosteiro de Santa Clara-a-Velha – Direção Regional de Cultura do Centro, Museu da Água de Coimbra – AC, Águas de Coimbra, E.M., Museu da Ciência da Universidade de Coimbra – Universidade de Coimbra, Museu da Santa Casa da Misericórdia de Coimbra – Santa Casa da Misericórdia de Coimbra, Museu Municipal de Coimbra – Câmara Municipal de Coimbra, Museu Nacional de Machado de Castro – Direção Geral do Património Cultural e Turismo UC – Universidade de Coimbra.
A principal atividade do Dia Internacional dos Museus vai percorrer os vários espaços afetos aos parceiros da rede. Neles, vão-se focar temáticas, espaços, histórias ou objetos relacionados com o indizível.
Para consultar o programa completo:
Programa Geral do Dia Internacional dos Museus_18 de maio
Programa Geral da Noite Europeia dos Museus_20 de maio