CENTRO DE FORMAÇÃO APOSTA NO APOIO ESPECIALIZADO ÀS EMPRESAS

O Centro de Formação Bissaya Barreto apresentou as linhas estratégicas do Plano de Formação para 2016, assim como dois eventos a realizar ainda este ano: a conferência “A Reabilitação Urbana como oportunidade de negócio” e o Open Day para empresas.

O Centro de Formação Bissaya Barreto, entidade formadora certificada pela DGERT (Direção Geral das Relações de Trabalho), vai, em 2016, desenvolver uma estratégia de apoio especializado às empresas, alavancada no Portugal 2020 – Projetos Coletivos – e em parcerias com empresas com experiência no desenvolvimento de projetos empresariais. Pretende-se dessa forma, sedimentar a posição como Centro de Excelência Empresarial na área da Consultoria e Formação Empresarial, Desenvolvimento de Meetings Corporativos e de Gestão do Conhecimento.
Segundo Ivo Pimentel, Administrador da Fundação Bissaya Barreto, o CFBB vai contar com “uma oferta formativa mais alargada”, apostando na “parceria com entidades e especialistas nos vários sectores que são considerados estratégicos”. Neste sentido, o CFBB está a preparar um plano de formação para 2016 que pretende responder aos desafios colocados pela conjuntura económica e pelas empresas, a par do desenvolvimento de conferências e eventos dirigidos a empresários, pretendendo lançar o debate e a troca de ideias sobre as mais variadas temáticas. O Centro de Formação Bissaya Barreto assume a importância da consultoria estratégica empresarial, apostando numa “relação duradoura” com as empresas, ao acompanhar, por exemplo, todo o processo desde a candidatura a financiamentos comunitários até à apresentação dos resultados esperados.

Conferência sobre reabilitação urbana a 12 novembro
Já no dia 12 de novembro, realiza-se a conferência “A Reabilitação Urbana como oportunidade de negócio”, com entrada gratuita, e que reúne especialistas na área bem como responsáveis de organizações públicas e privadas. A conferência tem como objetivo central dar a conhecer aos participantes as possibilidades de financiamento existentes no âmbito do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR), dos Programas de Reabilitação Urbana, das Linhas de Financiamento para Investimento e de Casos de Intervenção Urbanística em contexto urbano. Para Olinto Vieira, formador e consultor da CFBB, a conferência “vai proporcionar ferramentas úteis para executar linhas de negócio, tirando partido das linhas de financiamento comunitário e do sector bancário”. A inscrição deve ser feita através do endereço https://goo.gl/forms/8Vw3MOeoVs.

Open Day para empresas
O Centro de Formação da Fundação Bissaya Barreto vai promover um conjunto de workshops/conferências dirigidas ao setor empresarial, com o primeiro a ter lugar em Dezembro (em data a definir), com o objetivo de proporcionar momentos de conversa e troca de ideias entre empresários sobre as dificuldades que enfrentam, nomeadamente ao nível da internacionalização. A dinamização das mesas de apresentação e reflexão ficará a cargo de um/a convidado/a de topo na sua área de trabalho. O lançamento da iniciativa de reflexão e debate sobre o tema “Think out the Box in Business: risks and challenges in Portugal” terá como principais destinatários empresários e gestores, recursos humanos, coordenadores de formação, gestores de inovação, opinion makers e free thinkers.

Plano de Formação 2015/2016 – Novas áreas estratégicas
O Plano de Formação para 2016 compreende várias áreas: Comportamental, Comunicação, Comércio, Marketing e Publicidade, Gestão e Administração, Secretariado e Trabalho Administrativo, Enquadramento na Organização, Informática, Saúde, Serviços de Apoio a Crianças e Jovens, Trabalho e Orientação Social, Hotelaria e Restauração, Segurança e Higiene no Trabalho, Filosofia e Ética.
Na apresentação, foram destacadas duas áreas de formação em que vão ser desenvolvidos cursos no início do próximo ano. Em primeiro lugar, a área Imobiliária – com a criação de dois cursos de especialização: o Curso de Avaliação Imobiliária, com 28h, que pretende capacitar os profissionais do sector: engenheiros civis e técnicos de engenharia civil, arquitetos, desenhadores técnicos, profissionais do setor imobiliário e demais interessados na área, a fazer avaliação de imóveis e a responder às questões: “Como elaborar um relatório de avaliação imobiliária? Que metodologias de avaliação devo aplicar?”; e o Curso de Gestão Imobiliária, uma formação especializada, de 98 horas, direcionada a consultores, diretores, gestores, economistas, dirigentes e quadros técnicos e superiores de empresas de mediação imobiliária, tendo como objetivos capacitar os profissionais com técnicas e comportamentos essenciais para atingir a excelência profissionais no mercado imobiliário, conhecer em profundidade as tendências de um mercado cada vez mais complexo e exigente, e apoiar na diferenciação positiva do seu negócio. Em segundo lugar, a área financeira e contabilística do Poder Local, com o Curso Sistema Nacional de Contabilidade na Administração Pública (SNC – AP): da teoria à prática, que procura sensibilizar e dar a conhecer aos profissionais da administração pública as principais alterações contabilísticas introduzidas pelo decreto-lei nº 192/2015, de 11 de Setembro.