• João Pedro Mésseder (texto) e Rachel Caiano (ilustração), vencedores da edição de 2014
  • Obra vencedora da edição de 2014
  • Ondjaki, vencedor da edição de 2012
  • Manuel António Pina (texto) e Inês do Carmo (ilustração), vencedores da edição de 2010
  • Obra Vencedora da Edição de 2010
  • Luís Silva, vencedor da Edição de 2008
  • Obra Vencedora da Edição de 2008
Prémio Bissaya Barreto de Literatura Para a Infância

Entidade Instituidora

Este Prémio foi instituída pela Fundação Bissaya Barreto, em 2008, por ocasião das comemorações do cinquentenário desta Fundação privada com reconhecida intervenção e experiência no campo da educação de infância.

Objetivos

Lançado a concurso bienalmente, este Prémio cumpre o duplo objetivo de contribuir para a valorização e promoção da literatura de qualidade destinada à infância e para a valorização da dimensão estética do livro.

O prémio

O prémio, no valor pecuniário global de 5.000,00€ (cinco mil euros) é atribuído, em conjunto, aos autores da obra selecionada (escritor e ilustrador), destinando-se a cada um metade do valor.

Candidatura

Podem concorrer ao Prémio obras que tenham sido publicadas nos dois anos imediatamente precedentes ao ano de edição do concurso, por entidades nacionais com atividade editorial e sede no território nacional, ou pelos próprios autores, portugueses ou residentes em Portugal.

PRÉMIO 2016 - CANDIDATURAS ABERTAS DE 2 DE JANEIRO A 15 DE FEVEREIRO DE 2016
Regulamento 2016

Decorre de 2 de Janeiro a 15 de Fevereiro o período para a receção das obras destinadas ao Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância.

A este prémio, no valor de 5.000€, podem concorrer as entidades nacionais, com atividade editorial e sede no território nacional ou os próprios autores, portugueses ou residentes em Portugal.

De cada livro editado em 2014 ou 2015 deverão ser enviados 4 exemplares para:

Fundação Bissaya Barreto
Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância
Ao c/ Lúcia Santos
Quinta dos Plátanos-Bencanta
Apartado 7049
3046 901 Coimbra

Para mais informações: www.fbb.pt
e-mail: anafonseca@fbb.pt | Tel: 239 800 400

Consulte Regulamento Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância 2016

Informações: Email: anafonseca@fbb.pt

Tel: 239 800 400

Edições Anteriores

PRÉMIO 2014

De entre as 164 obras recebidas, resultou premiada a obra de poesia “Pequeno Livro das Coisas”, dos autores João Pedro Mésseder (texto) e Rachel Caiano (ilustração), editada pela Caminho.

Para o júri do Prémio, constituído pelos investigadores Rui Veloso e Leonor Riscado, e Lúcia Santos da Fundação Bissaya Barreto, a obra premiada “revela um olhar outro dos objectos triviais do quotidiano – as coisas – convocando todo o potencial imaginativo da criança e surpreendendo com um permanente convite a percursos que só o sonho pode alimentar”.

K_livro_Pequenas_Coisas_Layout 1

PRÉMIO 2012

De entre as 263 obras remetidas a concurso por 48 editoras nacionais e 1 edição de autor, resultou premiada a obra “A Bicicleta que tinha bigodes” da autoria de Ondjaki, editada pela Caminho, em 2011.

O júri constituído por Isabel Alçada, Rui Veloso e Lúcia Santos, rendeu-se à “qualidade da história narrada, feita de recordações e vivências que podem facilmente prender a imaginação do leitor e transportá-lo para realidades diferentes da sua” e à “riqueza do discurso que preserva marcas oralizantes e identitárias e permite aos leitores reconhecer a diversidade de registos na língua portuguesa”.

A-BICICLETA

 

PRÉMIO 2010

De entre as 205 obras remetidas a concurso por 30 editoras nacionais, resultou premiada a obra “O Cavalinho de Pau do Menino Jesus e Outros Contos de Natal” da autoria de Manuel António Pina (texto) e Inês do Carmo (ilustração), editada, em 2009, pela Porto Editora.

O-CAVALNHO-DE-PAU

 

PRÉMIO 2008

De entre as 110 obras remetidas a concurso resultou premiado “O Livro da Avó” da autoria de Luis Silva (que recebeu a totalidade do prémio na dupla qualidade de autor do texto e da ilustração), obra editada em 2007, pelas Edições Afrontamento.

O-LIVRO-DA-AVO