SOSolidão – 800 91 29 90, a nova linha de apoio da Fundação Bissaya Barreto
14.04.2020

Linha de atendimento telefónico gratuita ajuda idosos em situação de isolamento social ou geográfico, promovendo companhia e partilha.

A Linha SOSolidão apoia cidadãos seniores que se encontram mais vulneráveis. SOSolidão foi criada em complementaridade e articulação com o Serviço SOS Pessoa Idosa, da Fundação Bissaya Barreto.

Muitos destes idosos permanecem fechados nas suas casas, com dificuldades acrescidas de contacto, sem qualquer rede de suporte familiar ou institucional, expostas a situações de elevado stress provocado pelo isolamento social agravado, pela solidão e pela angústia.

Fátima Mota, assessora da área social da Fundação, realça que “as pessoas e, particularmente, as mais idosas, permanecem nas suas casas; no entanto, muitas vezes sem contacto com vizinhos, familiares ou amigos”, sendo por isto importante a existência desta linha que presta apoio psicológico no combate à solidão; promove a partilha e a companhia no isolamento; previne situações de risco; desenvolve estratégias de gestão da ansiedade e da depressão, contribuindo para o restabelecimento do equilíbrio emocional e da autoconfiança e intervém junto da rede de proximidade, sinalizando situações de carência que encaminha para instituições e serviços que estão a trabalhar no terreno.

Realiza-se também, e sempre que possível, um contacto com a rede informal, familiares, amigos, vizinhos ou alguém da comunidade próxima, que possa fazer a diferença e minimizar o sentimento de solidão.

O atendimento telefónico é realizado por um profissional da área da Psicologia com o apoio de uma equipa de acompanhamento e supervisão que garante confidencialidade e anonimato das pessoas que recorrem à linha.

A linha de apoio gratuita funciona através do número 800 91 29 90, entre as 10h00 e as 17h00, todos os dias úteis. Pode também ser realizado contacto através do email sosolidao@fbb.pt

Fundado em 2014, o Serviço SOS Pessoa Idosa, que atualmente tem recebido muitos contactos de cidadãos seniores carentes de companhia, tem por objetivo apoiar e responder a pessoas que vivem situações de violência. O SOS Pessoa Idosa trabalha, diariamente, através de uma abordagem em rede, sinalizando, encaminhando e acompanhando cada situação, com a finalidade de promover a proteção e o bem-estar de quem se encontra mais fragilizado, num esforço articulado entre vítima, família e serviços de saúde, justiça, segurança social ou outros.

Linha SOSolidão na imprensa:
https://www.publico.pt/2020/04/14/impar/noticia/ha-nova-linha-combate-solidao-idosos-1912207