A Casa da Criança de S. Julião, na Figueira da Foz, no âmbito do Projeto Rios, vai “adotar” um troço do Ribeiro das Abadias, assumindo a responsabilidade da sua proteção contribuindo assim, para a conservação de um ecossistema ribeirinho e, simultaneamente, promover a Educação Ambiental.
No contexto da iniciativa as crianças do grupo dos 5 anos, da Casa da Criança, assinalaram o Dia Mundial dos Rios, com a participação numa ação de campo na ribeira de Seiça, que contou com a colaboração da Biblioteca Municipal e da Associação dos Amigos do Convento de Santa Maria de Seiça. Realizou-se também uma sessão de capacitação, com investigadores do Laboratório Marefoz, para que o grupo de crianças fique apto para a monitorização ambiental do Ribeiro das Abadias.
O “Projeto Rios” é coordenado a nível nacional pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), que incentiva a adoção de troços de 500 metros de rios ou ribeiras por grupos locais organizados, que assumem a responsabilidade de vigilância e proteção do troço escolhido, contribuindo assim para a melhoria ambiental dos recursos hídricos. Este projeto conta com a parceria da Biblioteca Municipal e de investigadores do Laboratório Marefoz.