A Casa da Criança Maria Granado em parceria com a Associação CERVAS-Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens, promoveu, no dia 10 de julho, uma iniciativa de devolução à natureza de um Milhafre-Negro e sensibilizou as crianças para a importância da preservação dos ecossistemas e diversidade animal que nos rodeia.
Depois de uma rápida recuperação no Hospital CERVAS, em Gouveia, a ave rumou à cidade de Coimbra e à Casa da Criança com o objetivo de se juntar a uma colónia de Milhafres-Negros que habita na vizinha Mata Nacional do Choupal.
As crianças começaram por escutar uma breve explicação sobre a Associação, o seu propósito e sobre os animais que aí fazem a sua recuperação, bem como sobre algumas particularidades do milhafre a que carinhosamente deram o nome de “Lúcia”.
De olhar bem fixo no ar, as crianças assistiram ao início do voo e à aproximação de outros milhafres-negros que, curiosos, se juntaram a este voo de liberdade, cumprindo assim o pressuposto de vida em comunidade.