Brincando com Hundertwasser – Crianças da Casa da Criança maria Granado constroem Casa Hundertwasse

No âmbito do Projeto Curricular de sala “Tive uma ideia! E agora?”, após explorarem algumas obras do arquiteto austríaco Friedensreich Hundertwasser, as crianças decidiram construir a sua Casa Hundertwasser.

Durante algumas semanas, a sala e jardins da Casa da Criança transformaram-se num verdadeiro atelier, onde caixas, jornais, colas, escadotes, tintas, pinceis, trinchas, entre tantos outros materiais, foram dando forma à imaginação. Depois de concluída, a Casa Hundertwasser, passou a ser uma das áreas onde as crianças brincam diariamente e um dos espaços mais apreciados pelo grupo, que explora com muita alegria e entusiasmo o circuito de água onde navega o barco de Hundertwasser. Afinal, o Hundertwasser também era marinheiro!

Apresentação da Casa Hundertwasser pelas crianças:

“Fomos nós que fizemos esta casa. Quisemos fazer uma casa de Hundertwasser porque as casas dele são muito giras. Parecem o arco-íris. São muito tortas e não têm só uma cor. Têm muitas cores. E são inclinadas. Têm linhas muito tortas. As casas têm muitas plantas a sair da casa. Até parece que tem um foguetão e quisemos fazer o escorrega porque há uma casa do Hundertwasser parecida. E quisemos fazer a piscina e quisemos o barco para navegar. O Hundertwasser navegava. O Hundertwasser era marinheiro porque navegava pelo mundo, pelos países. Ele também era arquiteto, que é um senhor que faz muitas casas em muitas horas. Ele não constrói, ele desenha as casas. Ele tem, a ideia, põe a ideia no papel para depois fazerem a casa. Ele só vai espreitar, para ver se estão a fazer bem.

Nós gostávamos de viver naquela casa porque gostamos muito da casa, é quentinha e tem uma piscina. Nós queremos ir nadar lá. Gostávamos de ir pelo escorrega e nadar na piscina. Era bom vivermos lá com a nossa família e com as nossas tias, e avós. Gostávamos de morar lá porque tem um quarto arco-íris e também tem janelas diferentes. Também tem muitas árvores a sair da casa.

Nós adoramos a nossa casa!”

(Texto coletivo feito pelo Grupo de crianças de 4 e 5 anos)