A Casa da Criança Maria Resgate Salazar, no Luso, da Fundação Bissaya Barreto, foi premiada com o 3.º lugar (1.º escalão – pré-escolar) na Mostra Nacional de Projetos da 13ª edição do “Ciência na Escola” – Fundação Ilídio Pinho, com o projeto “À descoberta dos morcegos na mata do Bussaco”. A Casa da Criança recebeu hoje o prémio, entregue pelo Ministro da Educação e o Presidente da Fundação Ilídio Pinho, numa cerimónia que decorreu na Escola Secundária de Pinhal Novo (concelho de Palmela).
O projeto “À descoberta dos morcegos na mata do Bussaco” da Casa da Criança Maria do Resgate Salazar do Luso decorreu durante o ano letivo 2015/16, e contou com o apoio da Câmara Municipal da Mealhada e da Fundação Mata do Bussaco. Ao longo do ano, incluiu várias atividades desenvolvidas pelas crianças, dos três aos cinco anos, nomeadamente várias saídas de campo, sessões de esclarecimento com biólogos, pesquisa e investigação sobre estes animais, numa relação de parceria com o Centro de Interpretação Ambiental da Mealhada.
Entre outras atividades e iniciativas, como a observação ao microscópio dos insetos que alimentam os morcegos e as fezes, as crianças espalharam ainda várias caixas abrigo no concelho da Mealhada para que os morcegos possam dormir e ficar protegidos durante o dia. O projeto dinamizou ainda uma observação noturna de morcegos na mata do Bussaco, com 60 participantes, e produziu vários materiais pedagógicos com o objetivo de dar a conhecer aos mais novos as 15 espécies de morcegos existentes na mata.