Perguntas frequentes
O que é a linha de ajuda SOS PESSOA IDOSA?
– É uma forma rápida de obter ajuda para uma situação que o/a preocupa. As chamadas efetuadas para a nossa Linha de apoio 800990100 são gratuitas.
Se tiver vergonha de contar a situação:
– O nome e a morada da pessoa que apela são confidenciais. Só em caso de interesse e se for da vontade do(a) apelante esses dados serão divulgados.
Se quiser falar pessoalmente com alguém:
– Pode pedir um atendimento direto e marcar uma entrevista para o dia e hora que lhe for mais conveniente.
Se quiser falar pessoalmente com alguém, mas não puder deslocar-se:
– Sempre que possível, um profissional deslocar-se-á à morada fornecida em data e hora previamente acordadas.
Se quiser informações sobre direitos e serviços disponíveis:
– Essas e outras informações que deseje ser-lhe-ão dadas pelos profissionais afetos ao Serviço SOS PESSOA IDOSA.
Se tiver medo de represálias de quem maltrata:
– A situação será sempre avaliada com rigor e nada será feito que vá contra a vontade e o interesse da pessoa que nos pede ajuda.
Como funciona o encaminhamento para outros serviços?
– Caso se conclua que há necessidade de uma outra intervenção (serviços de saúde, justiça, segurança social, outra) e se for da concordância e vontade da pessoa, o Serviço SOS PESSOA IDOSA fará o encaminhamento, marcações necessárias, e acompanhará todo o processo.
O que é a mediação familiar?
É uma forma de resolver conflitos familiares com o apoio de um profissional competente (mediador) que ajudará a construir um acordo que salvaguarde o interesse de todos os intervenientes e o bem-estar da pessoa idosa.