Atividades
A possibilidade de envelhecer foi uma grande conquista das sociedades humanas. O aumento da esperança média de vida e o envelhecimento das pessoas, não podem deixar de ser vistos como fatores muito positivos, que resultam de inquestionáveis progressos da nossa sociedade, em áreas como a saúde, a educação, a nutrição, as condições de trabalho e de vida.
Hoje sabemos que não existe a Velhice mas Envelhecimentos e que Envelhecer é um processo heterogéneo e diferenciado, na medida em que cada um(a) vive em contextos físicos, sociais e humanos diferentes e é portador(a) de vivências e projetos de vida idiossincráticos.
Não poderemos continuar a excluir o potencial de realização e as capacidades de pessoas com idade biológica avançada, sendo urgente cumprir as normas já estabelecidas pelo Plano de Ação Internacional sobre os Idosos e as convenções, recomendações e resoluções da Organização Internacional do Trabalho, da Organização Mundial de Saúde e de outros organismos das Nações Unidas no que respeita à promoção dos direitos das pessoas idosas associados à Independência, Participação, Assistência, Realização pessoal e Dignidade.
As pessoas idosas devem permanecer integradas na sociedade e poder participar, de forma ativa, na formulação de políticas que afetem diretamente o seu bem-estar; devem ter oportunidades de partilha dos seus conhecimentos e competências com as gerações mais jovens; devem beneficiar de cuidados e da proteção da família e da comunidade e ter acesso a cuidados de saúde que os ajudem a manter um bom nível de bem-estar físico, mental e emocional; devem ter acesso a serviços sociais e jurídicos que reforcem a sua autonomia e proteção; devem ver garantidos os seus direitos e liberdade no respeito pela sua dignidade, convicções, necessidades e privacidade; devem ser valorizados e ter a oportunidade de tomar decisões acerca do seu futuro.
Queremos identificar e promover as melhores respostas aos principais desafios do Envelhecimento e olhar de frente, o enorme muro de silêncio e passividade perante os maus-tratos à pessoa idosa, particularmente na gestão da sua vida pessoal e dos seus bens, a qual é muitas vezes decidida por familiares, sem o seu consentimento explícito, ou sem o seu conhecimento.
2016 – I Congresso Internacional Sobre Envelhecimento Fundação Bissaya Barreto: Desafios e Mudanças para a Sociedade | 16 e 17 de junho de 2016.
Programa e Conclusões .
2019 – II Congresso Sobre Envelhecimento Fundação Bissaya Barreto: Violência Contra Pessoas Idosas | 21 e 22 de novembro de 2019.