No passado dia 20 de novembro abriu ao público na Casa Museu Bissaya Barreto a exposição “Sorrisos de Criança: na obra social de Bissaya Barreto”.
Trata-se de uma iniciativa que assinala o 55.º aniversário da adoção da Convenção sobre os Direitos da Criança pelas Nações Unidas (em 1959), direitos que Bissaya Barreto defendeu e mandou afixar na delegação do Instituto Maternal em Coimbra (largo da Sé Velha) em 1946 e em 1958 nos edifícios atualmente designados por Maternidade Bissaya Barreto.
Num diálogo expositivo, que contrapõe o Sorriso das Crianças do passado e do presente, são expostos retratos de crianças que frequentaram diversas instituições de assistência e educação infantil criadas por Bissaya Barreto e materiais lúdicos e pedagógicos que são espólio das Casas da Criança. Podem ser vistas também fotografias do mural e do painel com direitos da criança, mandados executar por Bissaya Barreto e alguns documentos relativos à encomenda, à fábrica Aleluia (Aveiro), do painel de azulejos com os Direitos da Criança com destino à Maternidade Bissaya Barreto.
A exposição, com entrada livre, estará patente na Casa Museu Bissaya Barreto até dia 19 de Dezembro e pode ser visitada no seguinte horário: das 11:00 às 13:00 horas e das 14:00 às 18:00 horas, de terça a sexta-feira.