Projeto Educativo
Visão
O Colégio Bissaya Barreto pretende ser uma instituição de referência a nível local, que presta um serviço de excelência a todos os seus alunos, apoiando-se na competência dos seus profissionais e das famílias que o procuram para promover processos de ensino-aprendizagem que beneficiam todas as crianças, potenciando as suas capacidades individuais e contribuindo para que sejam pessoas felizes e realizadas agora e no futuro.
Missão
O Colégio Bissaya Barreto participa da Missão estatutária da Fundação Bissaya Barreto de contribuir para a promoção da população disponibilizando um serviço de educação e ensino de elevada qualidade, exigência e rigor.
O Colégio procura ampliar os currículos nacionais de modo a incluir a educação para os valores, para a solidariedade, responsabilidade e participação democrática na vida coletiva.
O Colégio preconiza a continuidade e complementaridade da ação educativa das famílias na formação integral dos alunos.
Natureza e objetivos
O Colégio Bissaya Barreto é titular da autorização definitiva de funcionamento n.º 64/DREC, tendo ainda autorização definitiva de funcionamento para o Ensino Secundário do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias, nos termos do n.º 5 do Artigo 28º do Decreto-Lei 553/80 de 21 de novembro.
É um estabelecimento de ensino laico que oferece uma educação de qualidade num ambiente de confiança, proximidade e afeto no respeito pela Convenção dos Direitos da Criança, especificamente do seu artigo 29.º.
Situa-se num espaço privilegiado, caracterizado pelas excelentes condições naturais e ambientais, em instalações adequadas e devidamente equipadas, de maneira a proporcionar o ambiente apropriado, saudável e estimulante, indispensável ao desenvolvimento pleno e bem-sucedido de todas as crianças.
Pensamento Pedagógico
Em todos os estabelecimentos de educação que o Professor Bissaya Barreto construiu, considerou indispensável criar um ambiente apropriado, pois reconhecia a influência do ambiente no desenvolvimento da criança. Estes estabelecimentos são alegres, cheios de luz, cor e fantasia. Sempre rodeados de um enorme espaço ajardinado e, muitas vezes, com uma horta e uma quinta com animais. No interior, todo o mobiliário se adaptava às crianças, incluindo os sanitários. As mesas e os bancos dos refeitórios eram revestidos de mosaicos temáticos. Às críticas de quem considerava tudo isso um luxo, Bissaya Barreto respondia que «… representa apenas higiene, facilidade de conservação, bom gosto, que há-de gravar-se no subconsciente destas crianças.» (Barreto, 1970,165)[1].
Afirmou várias vezes, publicamente, que «As Casas da Criança pretendem ser também uma reacção contra certos métodos de orientação pedagógica…» (ibidem, 152), «A pedagogia das nossas Casas da Criança é, na verdade, um grito contra a pedagogia tradicionalista, pedagogia livresca, pedagogia da memória, que vive do livro e pelo livro como se, no dizer de Montaigne, não valesse mais um espírito bem formado do que uma cabeça bem cheia!» (ibidem, 170).
«Interessa-nos mais formar o espírito da criança do que mobilá-lo; e por isso, a tarefa fundamental das nossas Casas da Criança está em desenvolver na criança o espírito de iniciativa, o espírito de confiança em si, a noção de responsabilidade e da solidariedade.» (ibidem, 170).
Estando admiravelmente bem informado sobre as correntes pedagógicas mais modernas, soube colher as bases em que ainda hoje assentam as atuais filosofias da educação.
Reconhecendo a importância dos primeiros anos de vida, definiu o lema que iria orientar estes estabelecimentos de educação: «Façamos felizes as crianças da nossa terra» (ibidem, 162). O mesmo é o mote orientador do serviço educativo prestado no Colégio Bissaya Barreto.
Um profundo respeito pela criança, um enorme empenho no seu bem estar físico e psicológico, uma pedagogia ativa em que a criança podia explorar livremente os materiais e uma disciplina não autoritária mas com determinados limites, um adulto atento que apoia os impulsos criadores da criança, um ambiente saudável e atraente que colmata as carências sociais e económicas das crianças são aspetos fundamentais que marcaram o pensamento e a ação de Bissaya Barreto e que estão na génese do Projeto Educativo do Colégio Bissaya Barreto.