Provas finais – ensino básico

_

Provas de aferição

_

Exames nacionais – ensino secundário

_

Provas de equivalência à frequência

Podem consultar a calendarização das PEF no portal do aluno/EE na área reservada dos alunos do 4º, 6º e 9º ano.

_

Inscrições

De acordo com informação do Júri Nacional de Exames (JNE), e tendo em conta as normativas já publicadas em relação às Provas Finais (1.ª Fase), vimos esclarecer que os alunos que frequentam o 9 º ano (alunos internos) não necessitam de inscrição para esta Fase, sendo este um processo automático.

Mais informamos que, após a realização das Provas Finais (1.ª Fase), poderá surgir a seguinte situação:

– Alunos autopropostos que estejam no 9.º ano e tenham realizado na 1.ª Fase as provas finais, na qualidade de alunos internos, e não tenham obtido aprovação na avaliação sumativa final, com a ponderação das classificações obtidas nas provas finais realizada.

Neste caso, a inscrição para a 2ª fase deverá ser efetuada nos dias 15 e 16 de julho.

Sem prejuízo do anterior, como é do vosso conhecimento e na sequência da evolução da pandemia Covid-19 no nosso país, teve o JNE de criar estratégias para que o processo de inscrição nas provas e exames dos ensinos básico e secundário se possa concretizar.

Assim, o JNE, em parceria com a DGEEC e a EMEC, criou instrumentos para que a inscrição nas provas e exames dos ensinos básico e secundário possa ser feita remotamente, a partir de casa.

Disponibilizamos, assim, nas nossas páginas eletrónicas, toda a informação necessária sobre os procedimentos a adotar, nomeadamente:

– Boletins de inscrição em formato editável

– Instruções para preenchimento dos boletins

– Listas de códigos das provas finais, exames finais nacionais e provas de equivalência à frequência

– Tabela de códigos dos cursos do ensino secundário

– Comunicações nº1, nº2, nº3 e nº4 do JNE

É primordial que os alunos só utilizem o formulário eletrónico previsto no ponto 7 da comunicação n.º 2/JNE/2020, no caso de estarem esgotadas as hipóteses previstas nos pontos 2, 3 e 4 da referida comunicação. Recorda-se que os alunos autopropostos que não se encontram matriculados nos estabelecimentos de ensino terão de aceder a toda a informação, bem como aos boletins supracitados.

Disponibilizam-se os procedimentos a seguir para realizar a inscrição, bem como o acesso ao boletim de inscrição. Depois de preenchido, o boletim dever ser enviado para: telmamatias@fbb.pt

Os alunos do 12º ano, caso pretendam concorrer ao ensino superior em 2020, deverão pedir a senha para acesso ao sistema de candidatura online, disponível no portal da Direção-Geral do Ensino Superior – https://www.dges.gov.pt/Online/SenhaAcesso/Pedir.aspx e enviar o recibo para o endereço de email acima indicado.

Mais informações em: https://iave.pt/index.php/avaliacao-de-alunos/exemplo-provas-faq

Qualquer dúvida deve ser colocada através do email acima referido.

Documentos:

Documentação de apoio

_