O Colégio situa-se num espaço privilegiado, caracterizado por excelentes condições naturais e ambientais, em instalações adequadas e devidamente equipadas, de maneira a proporcionar o ambiente apropriado, saudável e atraente, indispensável ao desenvolvimento pleno e bem-sucedido da criança.

Salas de Aula

O Colégio dispõe de 16 salas de aula, distribuídas por três blocos, de acordo com os ciclos de ensino, equipadas com videoprojetor, quadro interativo e ar condicionado. Assim, cada turma do ensino básico dispõe de sala própria. (imagem de uma sala de aula).

Além destas, o Colégio utiliza 3 salas de aula das instalações do Instituto Bissaya Barreto, para as turmas do Curso Profissional de Termalismo. (imagem de uma sala de aula do Instituto).

Laboratórios

O Colégio está equipado com um laboratório de Ciências Físico-Química e um laboratório de Ciências Naturais para os alunos que frequentam o ensino básico. (imagem dos laboratórios).

Os alunos que frequentam o Curso Profissional de Termalismo dispõem de um laboratório de Ciências Físico-Química e um laboratório de Biologia, nas instalações do Instituto Bissaya Barreto. (imagem dos laboratórios).

 

Sala de Expressão Musical

Para desenvolver atividades de expressão musical, o Colégio dispõe de uma sala própria, equipada com ar condicionado. (imagem da sala)

 

Sala de Educação Tecnológica e de Artes Visuais

O Colégio dispõe de uma sala de aula, devidamente equipada, com espaço de arrumação anexo e ar condicionado, para as aulas de Educação Tecnológica dos 2º e 3º ciclos do ensino básico, onde também se desenvolvem as aulas de Artes Visuais do 1º ciclo do ensino básico. Nesta sala, funciona, também, o Clube D’Arte (imagem da sala)

 

Sala de Educação Visual

As aulas de Educação Visual do 5º ao 9º ano funcionam em sala própria, equipada com estiradores, uma banca com lavatório, um espaço de arrumação anexo e ar condicionado. (imagem da sala)

 

 

 

 

Salas de Informática

O Colégio dispõe de uma sala destinada à aprendizagem de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), equipada com ar condicionado, videoprojector, quadro interativo, 13 computadores e um bastidor central, para armazenamento de informação partilhada. (imagem da sala)

Também os alunos do Curso Profissional de Termalismo dispõem de uma sala própria para a aprendizagem de TIC, nas instalações do Instituto Bissaya Barreto, equipada com 12 computadores e um bastidor central, para armazenamento de informação partilhada. (imagem da sala)

 

Sala de Educação Especial

O Colégio dispõe de uma sala destinada ao serviço de Educação Especial, com material pedagógico específico, e está equipada com um computador, quadro e ar condicionado. Esta sala é utilizada pelo professor de Educação Especial para desenvolver a sua atividade e é o local destinado ao funcionamento da EMAEI e do Centro de Apoio à Aprendizagem. (imagem da sala)

 

Gabinete de Psicologia e Orientação

O Colégio dispõe de uma sala destinada ao serviço de Psicologia e Orientação. Esta sala é utilizada pelo Psicólogo do Colégio para desenvolver a sua atividade, sobretudo de atendimento a alunos, pais e colaboradores. (imagem da sala)

 

Sala de Professores

Os professores do Colégio dispõem de uma sala, equipada com cacifos, computadores, armários de arquivo, um expositor de informação e ar condicionado, para desenvolverem a sua atividade de planificação, preparação e avaliação, entre outras tarefas. (imagem da sala)

 

Biblioteca

A Biblioteca Escolar do Colégio é uma estrutura constituída por recursos físicos, humanos e documentais colocados à disposição de toda a comunidade escolar. Funciona como um recurso do processo educativo, através de uma prática que envolve toda a comunidade educativa, no sentido de fomentar o gosto pela leitura, a literacia da informação e da comunicação e o aprofundamento da cultura cívica, científica, tecnológica e artística. Depois das 17h30, funciona como Sala de Acolhimento dos alunos do 1º ano do Ensino Básico. (imagem da sala)

 

Auditório Luís Viegas Nascimento

O Colégio dispõe de um auditório multiusos, equipado com projetor de imagem, sistema de som e cadeiras amovíveis. Este espaço está disponível para receber sessões de esclarecimento, assembleias de alunos, representações teatrais, exposições, aulas de educação física e de dança das turmas dos 1º e 2º anos, ensaios e atuações do Coro do Colégio, entre outras atividades. Funcionam também neste espaço o Clube de Teatro, o Clube de Dança e Aulas de Capoeira. (imagem do Auditório)

 

Sala de Acolhimento

O Colégio dispõe de uma Sala de Acolhimento, equipada com TV, jogos de tabuleiro didáticos e mesa de matraquilhos. Este espaço tem a vigilância de um Auxiliar da Ação Educativa e destina-se aos alunos que se inscrevem no serviço de acolhimento, das 7h30 às 8h, e no prolongamento de horário, das 18h30 às 19h.

A Sala de Acolhimento serve ainda como espaço de lazer nos intervalos, para os alunos que assim o desejarem. (imagem da sala de acolhimento)

 

Bar

O bar é um espaço que pode ser utilizado por alunos, colaboradores da Fundação, pais e/ou encarregados de educação e por quem, ocasionalmente, frequente o espaço escolar do CBB. Destina-se à venda de artigos de consumo próprios, sendo, ainda, o local onde decorre o Clube de Culinária, uma vez por semana. (imagem do bar)

 

Instalações Desportivas

As Instalações Desportivas, equipadas com um pavilhão e uma piscina interior e aquecida, situam-se no Campus do Conhecimento e da Cidadania e a sua gestão e manutenção estão ao encargo de um responsável próprio.

As aulas de Educação Física do 3º ao 9º anos e das turmas do Curso profissional de Termalismo decorrem no pavilhão e, por vezes, na piscina das Instalações Desportivas.

Todos os alunos que se inscreverem podem beneficiar de aulas de Natação, na Piscina das Instalações Desportivas. (imagem das instalações desportivas)

 

 

 

Refeitório

O complexo escolar de Bencanta dispõe de três refeitórios, destinados aos alunos do Colégio, e um aos colaboradores da Fundação. É responsável pelos seus serviços, gestão e limpeza os Serviços de Refeições da Fundação.

No 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, os alunos são acompanhados até ao refeitório e durante o período de almoço pelo professor titular de turma e só podem abandonar o refeitório após a refeição completa e respetiva permissão de saída.

No 3º Ciclo do Ensino Básico, os alunos são acompanhados até ao refeitório e durante o período em que se procede ao levantamento dos alimentos pelo professor que estiver a lecionar. (imagem dos refeitórios).