O projeto de apoio à Criança e à Família, iniciado e desenvolvido pelo Professor Doutor Bissaya Barreto, conduziu à criação do Instituto de Surdos de Bencanta, o qual, durante várias décadas, deu resposta a crianças e jovens surdos, ao nível médico, escolar e social. No sentido de dar continuidade a este projeto e alargá-lo à comunidade ouvinte, a Fundação Bissaya Barreto criou, em setembro de 2003, o Colégio Bissaya Barreto, com base nos valores altruístas e humanistas defendidos, veiculados e concretizados pelo seu patrono, Professor Doutor Bissaya Barreto.

Atualmente, o Colégio Bissaya Barreto é um estabelecimento de ensino particular, com uma oferta educativa ao nível do 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Cursos Profissionais de Nível IV.

Integra a Área de Educação da Fundação Bissaya Barreto, inspirando-se, por tal, na sua filosofia educativa, sintetizada no lema «Façamos felizes as crianças da nossa terra» (ibidem, 162), definido pelo Professor Doutor Bissaya Barreto.

Assim, entende que a formação integral do indivíduo inclui o ensino formal, consagrado nos currículos nacionais, e uma educação para os valores de liberdade, cidadania, democracia, pluralidade e respeito pela diferença bem como pelas culturas dos alunos e dos contextos em que se inserem.