Palestras sobre saúde mental | Curso Profissional

Nos dias 10 e 11 de março, os alunos do 2º ano do Curso Profissional Técnico de Termalismo tiveram a oportunidade de participar em duas importantes iniciativas sobre saúde mental, integradas nas aulas da disciplina de Português. As palestras foram dinamizadas pelo enfermeiro Rui Ladeira e pela psicóloga escolar Patrícia Bastardo, contribuindo para um debate significativo e informativo.


A primeira sessão, conduzida pelo enfermeiro Rui Ladeira, abordou temas relevantes relacionados à saúde mental, destacando a importância do autocuidado e da compreensão das emoções. No dia seguinte, a psicóloga escolar Patrícia Bastardo deu continuidade ao tema com uma sessão de esclarecimento que focou as dificuldades emocionais comuns entre os jovens.


As palestras foram contextualizadas com a obra do poeta Antero de Quental, cujos “Sonetos” abordam profundas reflexões sobre a condição humana e o sofrimento. A interligação entre a literatura e a saúde mental permitiu aos alunos não apenas compreenderem melhor a obra de Quental, mas também relacionarem as questões emocionais discutidas nas palestras com temas literários.