As TIC não devem substituir a leitura

A internet abriu portas para uma infinidade de assuntos e democratizou o acesso à informação. Todavia, também contribuiu para mudanças profundas nos hábitos de leitura.

Se por um lado houve o aumento do acesso à informação, a títulos e obras, por outro cresceram, paralelamente, de forma exponencial, as redes sociais e todo um conjunto de APPs, que influenciaram a forma como se comunica e consome conteúdos e que levou a que o processo de leitura fosse afetado.

A rapidez com que os textos passaram a ser consumidos de forma digital tornou ainda mais árdua a tarefa de incentivar a leitura de livros e conteúdos didáticos, dificultando, ainda, a capacidade de se aprofundar a reflexão e interpretação daquilo que se lê.

Sendo uma das metas do Colégio Bissaya Barreto fomentar o gosto pela leitura junto dos seus alunos, o professor de TIC desafiou os alunos das turmas do 6º ano a aceitaram o desafio de realizar uma aula da sua disciplina ao ar livre, munidos de um livro à escolha.

E por momentos, não sentiram a ausência das Tecnologias de Informação.