Decorridos dois meses de aulas do 1º período, na sequência de reflexões de grupo, a turma do 1º ano A concluiu que saber brincar e saber estar, principalmente no ambiente escolar, é uma real prioridade e necessidade do grupo.
Deste modo, e tendo por base as ilações retiradas, foi estruturado um caminho que dotasse os alunos de ferramentas e mecanismos de interação adequados, no âmbito do domínio pessoal e social, que fosse promotor de um relacionamento interpessoal saudável e respeitador dos interesses maiores do grupo.
Neste sentido, nos dias 9, 10 e 11 de novembro, foram dinamizadas um conjunto de práticas, atividades e dinâmicas de grupo, que envolveram diferentes disciplinas, no seguimento do projeto interdisciplinar “Brincar e saber estar em tempo de pandemia”.
Em Educação para a Cidadania, a cantora e letrista Maria Vasconcelos deu o mote com o seu tema “Boas maneiras”. De seguida, foram relembradas as regras de sala de aula, construídas pela turma, sendo definidas igualmente consequências ajustadas para o seu incumprimento, que foram concertadas após discussão entre todos.
Após o estabelecimento das bases do trabalho e da construção de cartazes representativos das regras da turma, a atenção foi direcionada para as emoções mais comumente apresentadas pelos alunos e que, para ser bem geridas, têm de ser compreendidas. Para tal, o vídeo “Divertida Mente” permitiu abordar, de forma lúdica, o tema, sendo o ponto de partida para se trabalhar um conjunto de estratégias que ajudam na autorregulação e a lidar com as diferentes emoções, como o “mindfulness”, a técnica do “semáforo”, o “pote da calma” e o exercício “Cheirar a flor e soprar a vela”.
Depois, os alunos envolveram-se ativamente na construção de conhecimento multidisciplinar tendo por base as propostas articuladas de várias disciplinas e professores.
A audição de histórias com mensagem, como “Somos todos diferentes”, “Pequeno Livro do Bom Comportamento”, “Maria Castanha” e a “Lenda de São Martinho”, com respetiva dramatização, a aprendizagem da música “Ser gentil” e a realização do jogo cooperativo “Minuet”, com base na dança como linguagem expressiva, foram alguns dos momentos que fizeram parte das atividades programadas.
Nas áreas de Matemática e Estudo do Meio, os alunos ficaram motivados com as propostas dos vídeos “How to draw”, desenhando de forma criativa diversos elementos do quotidiano e tiveram oportunidade de contornar, igualmente, a forma do corpo humano dos alunos da turma com giz, no chão do piso anexo ao relvado do Coreto, onde constataram diversos aspetos, como as partes do corpo humano (matéria que se encontrava a ser abordada em Estudo do Meio), as diferenças e semelhanças, nas formas, tamanho e nas proporções.
No âmbito das Artes Visuais e Espaço de Aprendizagem em Projeto, os alunos exploraram o desenho como forma de transmitir uma ideia ou sentimento e construíram um mini livro de boas práticas, que pretende registar bons momentos que sejam vividos.
Para tornar os intervalos da manhã ainda mais prazerosos e rentáveis, em Educação Física, cada um, recorrendo ao seu Kit individual, foi incentivado a usar devidamente os seus materiais e a respeitar o outro e o seu espaço pessoal.
Terminado o projeto, os alunos seguiram mais seguros, confiantes e preparados para enfrentar e lidar com adversidades e com o outro, respeitando as diferenças individuais e reforçando a identidade e união da turma.