CBB ARTICULAÇÃO CURRICULAR | OS LEGOS NA SALA DE AULA – 4ºB

Os Legos são um gosto comum a todos os alunos da turma do 4ºB. Por isso, todos as crianças pegaram nos seus Legos e trouxeram-nos para a escola.  
As aulas tornaram-se ainda mais apelativas, quando as peças Lego complementaram a função dos livros, na sala de aula.
O barulho do “click” de cada peça a encaixar tornou-se música para os ouvidos de todos.
Construir, destruir e voltar a construir foi lei ao longo destes dias.
Este projeto de articulação curricular levou cada aluno a trabalhar, por exemplo, na matemática, os sólidos e frações de uma forma diferente, despertando, ainda mais, a sua curiosidade.
Nas aulas de português, os Legos ganharam vida e, por isso, construíram-se e ouviram-se histórias fantásticas, tendo ainda havido lugar à leitura e análise de uma entrevista feita a um criativo português que trabalha na empresa Lego, na Dinamarca. Conhecer a história da Lego foi muito interessante.
A Sustentabilidade também não foi esquecida, porque até os brinquedos devem ser amigos do ambiente. E foi com satisfação que ficámos a saber que, num futuro próximo, os Legos serão biodegradáveis, feitos de materiais que respeitam o meio ambiente.
Desenhar as suas próprias peças foi possível na aula de Artes Visuais, atividade que cativou os alunos da turma.
Os Legos também estiveram nas aulas de Ciências, pois foi feita uma experiência com vários filtros, o que permitiu observar as cores a ”mudarem”.
Nas aulas de inglês, os Legos foram ponto de partida para a descoberta de novo vocabulário da casa e daily routine. Fazer a descrição física de bonecos da Lego em inglês foi também muito divertido.