CBB ARTICULAÇÃO CURRICULAR | “Os Transportes” – 1B

No âmbito do 1º momento de Domínios de Autonomia Curricular (DAC), os alunos do 1º B tiveram a possibilidade de trabalhar, de forma interdisciplinar, o tema “Os transportes”. Esta temática foi definida, por maioria, depois de um pequeno Brainstorming repleto de ideias interessantes.
De seguida, traçou-se um plano de trabalho interdisciplinar que contou com a colaboração de diversos professores da turma.
Numa fase inicial, os alunos, com a ajuda dos pais, fizeram um trabalho de pesquisa sobre transportes (aéreos, terrestres, ferroviários, aquáticos, coletivos, individuais e de mercadorias) que, posteriormente, tiveram oportunidade de apresentar à turma.
Este trabalho de pesquisa deu o mote para se trabalhar, no âmbito da Matemática, situações problemáticas, pictogramas e diagramas de Venn.
Foi com muito entusiasmo e curiosidade que os alunos aprenderam o nome de alguns transportes em Inglês e em Língua Gestual Portuguesa.
Já na aula de Educação Física, a turma conseguiu formar as letras da palavra “TRANSPORTES” com o corpo, enquanto que, em Expressão Musical, foi possível, através da voz, criar uma interessante e harmoniosa sequência de sons relacionados com a temática.
Durante os dias dedicados a este projeto foi ainda possível, com o auxílio da área disciplinar de Estudo do Meio, fazer um percurso rodoviário no recinto da escola, ao longo do qual se abordaram algumas regras de Segurança Rodoviária.

Na reta final do projeto, as crianças ouviram, na aula de Português, a história “Estranhões e Bizarroscos” de José Eduardo Agualusa, que os remeteu para a questão do privilégio da “inventividade”. Foram desafiados a construir um transporte especial, com um superpoder. E, como seria de esperar, surgiram ideias muito divertidas e “amigas” do ambiente.

O painel que a turma construiu na área disciplinar de Artes Visuais foi a peça-chave para a sistematização das informações recolhidas ao longo destes três dias de projeto.
A turma do 1º B desenvolveu este projeto com muita motivação, podendo mesmo afirmar que correu “sobre rodas..”.