CBB TECNOLOGIA | Roboparty 2018

Mais uma vez, o Colégio Bissaya Barreto participou na RoboParty, evento de robótica organizado pela Universidade do Minho, em Guimarães, desta vez com a maior representação de sempre, 9 alunos distribuídos por 3 equipas. Aos alunos do 9º ano, já repetentes neste evento, Daniel Amado, Gonçalo Gonçalves, José Gonçalves e Paulo Santos, juntaram-se os alunos do 7º ano, Constança Loureiro, Diogo Marques, Guilherme Machado, Mariana Pereira e Rodrigo Barreto, que foram acompanhados pelos professores Jorge Figueiredo e José Fonte, e pelo Encarregado de Educação Alexandre Loureiro.

De 22 a 24 de março, em regime non-stop, estes alunos fizeram a montagem mecânica, elétrica e eletrónica dos respetivos robôs e desenvolveram a programação do código informático que lhes permitiu operar os robôs durante as 3 provas a que se apresentaram.

Na prova de obstáculos, os robôs de 2 das 3 equipas fizeram percursos limpos no labirinto e em tempos de prova muito bons, colocando estas equipas no top 20 da “competição”. Na prova de seguimento de linha, o objetivo de manter os robôs a acompanhar uma linha preta dentro de uma pista também foi plenamente atingido por todos, completando o circuito sem “despistes” e, inclusive, transpondo, sem dificuldades, uma ponte que servia de obstáculo. Pena que os tempos obtidos nos percursos não tenham permitido a qualificação para as finais. Na prova de dança, os 3 robôs, agora revestidos por esculturas do D. Quixote, Sancho Pança e de um moinho de vento, construídas a partir de garrafas de plástico, desenvolveram uma coreografia programada pelos alunos.

Pela oportunidade de aprender a construir robôs móveis autónomos, de modo simples e divertido, a participação do Colégio Bissaya Barreto na RoboParty’2018 pode ser considerada como muito positiva, tendo os alunos regressado cansados mas entusiasmados com a experiência vivida.