O projeto “Rescur em Ação – Currículo Europeu para a Resiliência”, implementado este ano no Colégio Bissaya Barreto nas turmas dos 1.º e 2.º CEB, tem tido um impacto muito positivo nos nossos alunos, respeitando os princípios e áreas de competência definidas no Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular.
As características específicas das sessões desenvolvidas, no âmbito deste projeto, incluem a prática de Mindfulness, a narração de histórias para introdução do tópico a abordar, inserida nos temas do currículo desenhado, e a realização de atividades práticas (trabalhos de grupo, debate de ideias, momentos de reflexão individual, dramatizações, entre outras) e multissensoriais.
Até ao momento, já foram tratados os temas “Comunicação eficaz” e “Estabelecer e manter relações saudáveis”, estando-se, atualmente, a trabalhar o tópico “Desenvolver uma mente positiva”.
Uma das atividades que mais tem contribuído para a promoção de competências sociais dos nossos alunos é a prática regular de Mindfulness (ou momento de consciência plena). O Mindfulness tem ajudado as nossas crianças a desenvolver uma atitude positiva perante a vida e os outros, tentando promover um estado de consciência, de calma e de atenção focada. Estes fatores têm facilitado o autoconhecimento, a aceitação, a autorregulação do comportamento, a consciência do momento presente e o modo de alcançar maior bem-estar e felicidade.
As atividades de Mindfulness são desenvolvidas três vezes por semana no 1.º CEB e uma vez por semana no 2º CEB, no início de uma lição, tendo, aproximadamente, a duração de cinco minutos.
As características específicas das sessões desenvolvidas, no âmbito deste projeto, incluem a prática de Mindfulness, a narração de histórias para introdução do tópico a abordar, inserida nos temas do currículo desenhado, e a realização de atividades práticas (trabalhos de grupo, debate de ideias, momentos de reflexão individual, dramatizações, entre outras) e multissensoriais.
Até ao momento, já foram tratados os temas “Comunicação eficaz” e “Estabelecer e manter relações saudáveis”, estando-se, atualmente, a trabalhar o tópico “Desenvolver uma mente positiva”.
Uma das atividades que mais tem contribuído para a promoção de competências sociais dos nossos alunos é a prática regular de Mindfulness (ou momento de consciência plena). O Mindfulness tem ajudado as nossas crianças a desenvolver uma atitude positiva perante a vida e os outros, tentando promover um estado de consciência, de calma e de atenção focada. Estes fatores têm facilitado o autoconhecimento, a aceitação, a autorregulação do comportamento, a consciência do momento presente e o modo de alcançar maior bem-estar e felicidade.
As atividades de Mindfulness são desenvolvidas três vezes por semana no 1.º CEB e uma vez por semana no 2º CEB, no início de uma lição, tendo, aproximadamente, a duração de cinco minutos.