No passado dia 26 de outubro, os alunos do 3.º ano realizaram uma visita de estudo a Aveiro, à Fábrica Centro Ciência Viva e ao Museu do Brincar.
Na Fábrica Centro Ciência Viva, tiveram oportunidade de construir “Carrinhos de fórmula íman” e de os pôr a competir por ação das forças de atração e repulsão dos objetos magnéticos.
Numa outra estação experimental, denominada “Aviões e trambolhões”, os alunos aprenderam um pouco mais sobre a evolução das aeronaves. Tudo começou com um simples papagaio de papel na China e, por entre avanços e recuos, apesar dos inúmeros “trambolhões” que vão marcando a evolução da ciência e das novas tecnologias – “sem sacrifícios não há evolução” -, atualmente deparamo-nos com foguetões capazes de levar o Homem ao espaço!
A primeira parte da visita de estudo terminou com o lançamento de paraquedistas elaborados e lançados pelos alunos.
Para os alunos, entrar no Museu do Brincar, em Vagos, foi passar a fazer parte de um mundo encantado, com tendas, casinhas de bonecas e castelos, onde eles eram os reis e princesas, cavaleiros e guerreiros, índios e artistas. Foi fazer parte de uma “caixa de música”, onde puderam exprimir-se através da (sua) música. Foi conhecer de perto os brinquedos que fizeram parte da doce infância dos seus professores, pais e avós – “Eu brincava com…” (tema deste mês) e experimentar alguns deles; foi conhecer as salas de aula antes do 25 de abril; foi serem atores num pequeno palco de madeira e, por fim, vestirem a capa de Homem e Mulher-Maravilha e atravessar, destemidamente, um túnel desconhecido, repleto de surpresas sensoriais.
Foi, sem dúvida, um dia muito bem passado, repleto de partilhas e aprendizagens.