CBB AMBIENTE | O nosso país verde…ficou cinzento…

Em 2016, os países que melhor cuidam dos seus recursos naturais, investem em energias renováveis e garantem qualidade de vida à população foram divulgados no Environmental Performance Index (EPI), ranking bienal elaborado por uma equipa de especialistas das Universidades Americanas de Yale e Columbia. De acordo com o portal Ecodesenvolvimento,org, classificou 180 países com base em 20 indicadores distribuídos por 9 categorias: critérios de saúde ambiental; poluição do ar; recursos hídricos; biodiversidade e habitat; recursos naturais; florestas; energia e clima, entre outros. Cada categoria possuía pesos diferentes. Portugal foi o único país de língua portuguesa que figurou entre os 10 primeiros do ranking, com um total de 88,63 pontos de 100 possíveis.

Esta realidade foi abalada pelos muitos incêndios que ocorreram no centro e norte do país e que deflagraram de forma descontrolada, causando elevados prejuízos, obrigando à evacuação de muitas povoações e provocando a destruição de várias infraestruturas e área verde.

Precisamos de agir… não só na ajuda às populações mas também no repensar nas formas como vamos reflorestar e reconstruir a paisagem verde de Portugal. Sabemos que o melhor é promover a criação de bosques autóctones, os quais oferecem uma maior resistência à propagação dos incêndios e são os que mais amenizam o clima, promovem a biodiversidade e protegem a nossa paisagem, a água e os solos.

Desta forma, no âmbito da disciplina de Área de Integração, no tema “Empreendedorismo”, e inserido no Projeto PIECCARTE, os alunos do 3ºano do Curso Técnico de Termalismo irão participar e dinamizar o Projeto “Uma Árvore pela Floresta”, desenvolvido pela Quercus e pelos CTT, com vista à plantação de árvores de espécies autóctones em terrenos de todo o país, incluindo nas áreas ardidas. Esta atividade é aberta a todos as turmas do ensino profissional, bem como aos seus familiares que queiram colaborar.

O projeto baseia-se na aquisição de um pequeno kit numa loja dos CTT, que tem um custo de 3 euros, valor que reverte totalmente para o financiamento do projeto. O kit é composto por uma árvore, uma azinheira em cartão reciclado, e um código. Esta “árvore” serve de lembrança e pode ser um presente. Já o código permite-lhe registar a árvore que a Quercus irá plantar até à Primavera de 2018, identificar a espécie, o local de plantação, e consultar a evolução do bosque onde foi instalada durante 5 anos, o que pode ser feito no site do projeto “Uma Árvore pela Floresta”. Não existe qualquer limite ao número de árvores que podem ser apadrinhadas. Entre as 28 espécies disponíveis, que fazem parte da flora original portuguesa, encontram-se o amieiro, medronheiro, bidoeiro, castanheiro, freixo, azevinho, loureiro, carvalho-negral e carvalho-alvarinho, o sobreiro, o lentisco ou o sabugueiro, entre outras.