CBB ARTES E CULTURA | Día de Reyes

No passado dia 6 de janeiro, celebrou-se no CBB o “Día de Reyes”, no âmbito da disciplina de Espanhol.

Este é um dia muito importante para a cultura espanhola e “hispanohablante”, pois nele é celebrado uma das tradições mais enraizadas da mesma.

O Pai Natal é a figura tipicamente conhecida por entregar os presentes às crianças na noite ou manhã de Natal, mas em Espanha as estrelas são os reis. Gaspar, Belchior e Baltasar, são os nomes dos reis que, guiados por uma estrela, foram conhecer o rei dos reis (o menino Jesus), oferecendo-lhe ouro, incenso e mirra como presentes.

Neste contexto, as crianças de Espanha e de alguns países da América Latina, escrevem as suas cartas aos reis magos, ou ao seu rei favorito, pedindo-lhes os presentes que gostariam de receber no dia 6 e contando-lhes o seu comportamento ao longo do ano. É, portanto, neste dia, que fazem a conhecida troca de presentes. Se os meninos se portaram bem, recebem presentes e doces, se o comportamento foi mau, recebem um “trozo de carbón de reyes”. Este “carbón” não é mais do que uma guloseima doce, mas com um aspeto um pouco diferente, parecido ao carvão, para que a criança que se portou mal repense o seu comportamento ao recebê-la.

Para além da referida troca de presentes, é realizada no dia 5, nas pequenas e grandes cidades espanholas, a tradicional “Cabalgata de Reyes”. A “Cabalgata” consiste num desfile representativo do caminho percorrido pelos reis magos até Belém. Este desfile reúne muitas pessoas nas ruas para ver desfilar os reis e os seus pajens que distribuem “los caramelos”, num momento em que se misturam as tradições e a fé.

O espírito envolvente desta efeméride foi também vivido no CBB. Os “reyes magos” fizeram a sua “cabalgata” pelo Colégio e, neste sentido, desfilaram pelo mesmo, guiados por uma “estrela”. De sala em sala, deram a conhecer os costumes desta tradição e distribuíram doces a quem se portou bem e “carbón” a quem se portou mal.

A atividade decorreu de uma forma muito agradável, permitindo festejar este acontecimento simbólico e envolver a comunidade escolar.