No dia 12 de maio, nós fomos ao exploratório participar numa ação de sensibilização sobre Ser Idoso. Para nos ensinar mais sobre esta temática tivemos a colaboração da Dra. Susana Duarte e de dois estudantes de enfermagem.
Quando lá chegámos fomos muito bem recebidos e encaminhados para a biblioteca, onde nos esperava muito conhecimento. Inicialmente desenhámos em cartolinas o que pensamos sobre ser idoso e ficámos a saber que esses trabalhos serão expostos no dia dos avôs, como uma forma de homenagear essas pessoas tão importantes.
De seguida estivemos a refletir sobre a importância de ter cuidados desde pequeninos para termos uma boa velhice, nesse momento relembrámos que é importante adotar uma postura correta, fazer exercício mental e físico, assim como ter uma boa alimentação, aspetos que melhorarão positivamente a nossa vida.
Entretanto, o Salvador teve a oportunidade de vestir um fato simulador que lhe condicionava os movimentos, encarnando desta forma um idoso. Ao observarmos as dificuldades que o idoso tem no equilíbrio, na visão, na coordenação dos movimentos percebemos que os devemos auxiliar sempre que necessitem, como por exemplo: ajudar a levantar e a sentar corretamente, dar a vez nas filas, ajudar a folhear livros, a contar dinheiro…
Considerámos que esta visita foi muito importante pois tivemos a oportunidade de rever e aprender mais sobre os idosos, permitindo-nos estar mais atentos aos idosos que nos rodeiam e dar-lhe algo muito importante: carinho, miminhos e amor.
Texto coletivo do 3ºB
Turma dos Monstrinhos