O tema abordado pretendeu mostrar o quão importante deve ser a consciencialização dos encarregados de educação para os cuidados a ter relativamente ao uso da Internet por parte dos seus educandos.
Dados recentes demonstram que mais de 20 milhões de pessoas acedem diariamente à Internet com os mais variados interesses e necessidades, sendo a grande maioria jovens.
Assim, é urgente protegermo-nos dos muitos problemas e perigos que permeiam o acesso à internet e que podem repercutir-se negativamente na formação de cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres.
Com o objetivo de alertar para esta problemática e proteger os nossos alunos e as suas famílias, realizou-se no dia 1 de dezembro, no Colégio Bissaya Barreto, uma palestra subordinada ao tema “Perigos on – line”, dinamizada pelo Inspetor-Chefe da Polícia Judiciária, Camilo Oliveira.
Com o Anfiteatro Luís Viegas Nascimento cheio de alunos ávidos de informação, o Inspetor – Chefe abordou temas como a segurança on-line, redes sociais, práticas comuns, erros a evitar e técnicas de prevenção. Foi conciso e claro, explicando que os encarregados de educação têm de estar atentos ao uso que os seus filhos fazem da Internet e devem conhecer as suas vantagens, desvantagens e vulnerabilidades.
Recorreu a exemplos do seu dia-a-dia profissional, e salientou que, com um uso correto e sensato, os jovens poderão proteger-se de ameaças tais como hackers ou predadores sexuais. Ao longo da palestra, o nosso convidado recomendou aos encarregados de educação que alertassem os filhos sobre o lado negativo da Internet e os aconselhassem a evitar os seus perigos, enfatizando que orientar é sem duvida melhor que proibir e foi dando alguns conselhos que podem ajudar a ter mais segurança, tais como nunca dizer as passwords a ninguém; nunca dar informações pessoais, de forma a poder ser identificado (nome, telefone, morada, foto); não abrir e-mails de quem não se conhece; abandonar os “chats” quando alguém for rude ou desagradável; nunca marcar encontros com “amigos” feitos online, sem a presença de um adulto.